Faculdade Patos de Minas - FPM
Patos em Destaque
WhastApp banner Patos em Destaque

PROJETOS DE LEI PASSAM POR CRIVO DAS COMISSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL

As reuniões foram realizadas pelos membros da Comissão de Legislação, Justiça e Redação – CLJR e da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente – CUTTMA

WESLLEY RAPHAEL
TERÇA-FEIRA, 09/07/2019

Na tarde desta segunda-feira (08/07), os membros das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Patos de Minas se reuniram no plenarinho da Casa para a análise de projetos de lei em tramitação.

Colaboraram com o debate o presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente de Paula Sousa; os vereadores membros da CLJR: Francisco Carlos Frechiani (Presidente), Isaias Martins de Oliveira, Otaviano Marques de Amorim, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota (Suplente) e Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL (Suplente); os vereadores membros da CUTTMA: Braz Paulo de Oliveira Júnior (Presidente), Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, Francisco Carlos Frechiani, João Batista Gonçalves – Cabo Batista (Suplente) e Nivaldo Tavares dos Santos (Suplente); bem como os parlamentares Maria Beatriz de Castro A. Savassi – Béia Savassi e Sebastião Sousa de Almeida – Tião Mariano.

Os membros da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) examinaram diversas matérias, dentre elas, o Projeto de Lei nº 4950/2019, de autoria do Executivo Municipal, que “Estabelece critérios de prioridade para ingresso de crianças nos Centros Municipais de Educação Infantil de Patos de Minas”.

Segundo o autor do projeto, a matéria tem como objetivo “Atualizar os critérios de prioridade para ingresso de crianças nos Centros Municipais de Educação Infantil, em consonância com o Acórdão nº 2.775/2017, Processo nº 025.153/2016-1, do TCU”. Alguns critérios foram citados pelo autor da matéria, como, por exemplo, novo parâmetro de idade para ingresso de crianças nos Centros Municipais de Educação Infantil, qual seja de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e 11 (onze) meses de idade. O autor reforça que, nas situações de impossibilidade de atendimento total da demanda cadastrada, “serão priorizados critérios socioeconômicos, risco social comprovado e o acesso a instituições educacionais mais próximas do domicílio dos educandos.”

Logo após, os membros da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente – CUTTMA estudaram o mérito do Projeto de Lei nº 4841/2019, também de autoria do Executivo Municipal, que “Dispõe sobre serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros gerenciado por plataformas tecnológicas no município de Patos de Minas”. Segundo o autor, a referida matéria legislativa visa normatizar a prestação desse serviço para a realização de viagens individualizadas ou compartilhadas solicitadas exclusivamente por usuários cadastrados em aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede nomunicípio.

Os parlamentares já aprovaram o referido projeto em 1º turno, junto com emendas dos próprios vereadores, as quais alteraram critérios do projeto original, como, por exemplo, com relação à idade máxima dos carros, que passou de 5 para 10 anos de uso, contados a partir do ano de fabricação. Agora, com parecer favorável da CUTTMA e com a apresentação de outras emendas, o projeto segue para discussão e votação em 2º turno, ocasião em que será discutida e votada a utilidade pública da matéria.

Esses e outros projetos de lei poderão ser pautados para a Reunião Ordinária desta quinta-feira (11/07), às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal. A plenária pode ser acompanhada presencialmente ou ao vivo pelo Facebook oficial e site institucional da Casa Legislativa.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es