TeraByte

Professores realizam Feira de Empreendedorismo como laboratório para aplicação em sala de aula

O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves esteve presente à feira e ficou impressionado com o que viu.

por Weslley Raphael
19/07/2017 - 15h40

O sábado de recesso escolar não foi de descanso para professores, especialistas e profissionais da Educação da rede de ensino municipal de Patos de Minas. Com muita animação, eles organizaram uma feira de empreendedorismo, colocando em prática a teoria aprendida durante o curso Jovens Empreendedores. A iniciativa é da Prefeitura de Patos de Minas, em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), Sebrae-MG e Sicoob-Credicopa.

Os 65 educadores voltaram a ser alunos e durante a parte teórica do curso aprenderam sobre empreendedorismo e atitudes empreendedoras para depois trabalhar as habilidades e competências do programa Jovem Empreendedor, que é realizado em Patos de Minas. No sábado, os profissionais da Educação trocaram o dia de descanso durante o recesso escolar pela vivência. Eles organizaram uma feira empreendedora e passaram por diversas etapas como a elaboração do plano de negócio, confecção de cartazes e de produtos, organização do trabalho em equipe, publicidade do produto, criação de logomarca, precificação, entre outras etapas do negócio.

As escolas municipais Professor Aristídes Memória (CAIC), Maria Inez Rubinger de Queiroz, Marluce Martins, Jacques Corrêa, Gino André, José Paulo Amorim, Delfim Moreira, Cônego Getúlio, Coronel Osório e as escolas estaduais Dona Guiomar de Melo e Abílio Caixeta, Programa AABB Comunidades e Secretaria Municipal de Educação (Semed) tiveram representantes e formaram as equipes das empresas. 

O capricho foi tanto que algumas escolas fizeram inclusive uniforme para suas apresentações. Cada empresa teve oportunidade de fazer propaganda de seus produtos e ganharam o cliente com muita simpatia, animação e barulho.

O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves esteve presente à feira e ficou impressionado com o que viu. “Ficou muito feliz em ver a dedicação de vocês e o quanto essa experiência pode se tornar significativa, uma vez que ao ser aplicada em sala de aula, vocês são capazes e passar para os alunos essa experiência”, enfatizou. Acostumado a prestigiar a Feira do Jovem Empreendedor, que acontece em outubro fechando o projeto em Patos de Minas, o prefeito confessou ter entendido porque o evento dos alunos é tão bom. “Vocês, professores e profissionais da Educação fazem a diferença e passam para os estudantes das nossas escolas municipais toda essa experiência de vocês”, parabenizou o prefeito.

A feira foi bastante diversificada com uma oferta de alimentos bastante variada com venda de caldo de milho, suco detox, pão de queijo com pelota, bolinhos de mandioca, bolos, cachorro-quente, biscoitos caseiros, cafezinhos e refrigerantes, além disso, houve a comercialização de peças de artesanato para decoração e em panos de prato e pinturas.

Depois dessa experiência, com a volta às aulas em 31 de agosto, os professores deverão colocar por em prática o que foi aprendido no curso. Na próxima etapa, os alunos desenvolverão as competências e as habilidades para uma atitude empreendedora perante a vida, além de, ao final do projeto, montar suas empresas e colocar em prática o que foi aprendido, assim como seus professores.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS