Tarantella Pizzaria
Patos em Destaque
Patos em Destaque Whats

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DISCUTE PRIORIDADES PARA A SAÚDE DE PATOS DE MINAS

No primeiro dia, foram realizadas duas palestras e, no sábado, os delegados e participantes, que foram divididos em 4 grupos, apreciaram 108 propostas para a saúde municipal

WESLLEY RAPHAEL
TERÇA-FEIRA, 13/06/2017
Conferência Municipal de Saúde discute prioridades para a saúde de Patos de Minas

A 9ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no auditório do bloco C, do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), teve como tema “Saúde: direito de todos, dever do Estado e responsabilidade de cada um”. O evento contou com a presença de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores patenses, prestadores de serviços, gestores municipais, autoridades da região e representantes das gerências e superintendências regionais de saúde. 

O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves fez a abertura da conferência ressaltando a importância de ouvir a comunidade para melhoria dos serviços de saúde do Município. Durante o primeiro dia de conferência, os palestrantes abordaram dois pontos relevantes para a área. 

O secretário municipal de saúde, José Henrique Nunes Borges abriu a conferência, José Henrique Nunes Borges falou aos presentes sobre a “Atenção Primária como Porta de entrada da rede Assistencial do SUS e sua correta utilização”. Ele ressaltou o atendimento realizado na UPA que deveria ser de Urgência e Emergência, mas ainda leva muita gente ao local, sem estar enquadrado nessas duas categorias, o que gera espera e tumultos. 

O advogado Rodolpho Gomes destacou sobre a judicialização da saúde, ressaltando que a população deve se preocupar com o bem comum. “Precisamos dar um pouco de si para o muito de todos. Pensar nas pessoas é pensar no bem comum de uma população, sendo esse bem umas das mais importantes metas para se conquistar”, disse Rodolpho.

O secretário municipal, José Henrique Nunes Borges, complementou a fala do advogado, abordando medidas de prevenção para que se possa evitar a superlotação da UPA porte III e do Hospital Regional. “Precisamos nortear medidas para que nossas unidades de saúde possam atender a população de forma ágil, evitando as superlotações”, afirmou.

Durante a manhã de sábado, os participantes foram divididos em grupos para discutir, votar e propor sugestões de melhorias para a saúde pública nos próximos anos. Os delegados eleitos nas pré-conferência votaram as prioridades, que vão compor o Plano Municipal de Saúde.
Os delegados e participantes, que foram divididos em 4 grupos, apreciaram 108 propostas dentro dos seguintes eixos: Redes Assistenciais; Atenção Primária/Promoção a Saúde; Gestão SUS/Educação Permanente e Participação Popular. A proposta aprovada pelos 4 grupos será, agora, encaminhada como prioridade, na sequência serão as propostas aprovadas em 3 grupos. As propostas reprovadas pelos grupos serão descartadas do relatório final. Sete propostas foram rejeitadas; outras tiveram prioridade 4, 3 e 2. Essas passarão a compor o Plano Municipal de Saúde. A relatoria da Conferência elabora para os próximos dias o documento final. 

Confira as propostas e como ficou a votação, AQUI! 

A finalidade da Conferência era de ampliar e aprofundar o debate sobre gestão Municipal do sistema de Saúde no Município de Patos de Minas, mobilizando pessoas e entidades organizadas da sociedade civil, instituições e entidades de saúde e população em geral, garantindo assim a participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas da Conferência Municipal de Saúde; de reorganizar o modelo de atenção à saúde e formular diretrizes para construção de políticas públicas de saúde, através da discussão dos problemas de Saúde do Município, que deverão compor o plano municipal de saúde e o plano plurianual (PPA); e de fortalecer o Controle Social no SUS e reestruturar o Conselho Municipal de Saúde de Patos de Minas.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: ASCOM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es