Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Condap visita instalações do Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres

O objetivo da visita às instalações e espaços do CETRAS

por Weslley Raphael
29/04/2024 - 12h03

Condap visita instalações do Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres

Os membros do Conselho Municipal de Defesa e Proteção Animal de Patos de Minas (Condap), fizeram uma visita técnica ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres, o CETRAS Patos de Minas. 

A expedição aconteceu na manhã de 24 de abril e fez parte dos pontos de pauta da 10ª reunião ordinária do conselho ocorrida nas dependências do Instituto Estadual de Florestas (IEF), na fazenda canavial. 

A pauta contou ainda com os seguintes itens: apresentação pela equipe do centro de zoonoses dos resultados do Inquérito Canino de Leishmaniose; informações sobre a programação e busca ativa de estratégias para ampliar a cobertura vacinal antirrábica em 2024; mostra de resultados parciais do Projeto de Extensão do Programa de Controle Populacional de Gatos errantes, o "Capa Gato"; eleição de nova secretária para compor a diretoria executiva do Condap e a visita ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres - CETRAS Patos de Minas.

O objetivo da visita às instalações e espaços do CETRAS foi acompanhar toda a logística de funcionamento do local e a realidade atual das condições físicas do centro de reabilitação e triagem dos animais silvestres.

Recentemente, houve rumores e denúncias sobre a possibilidade de paralisação e até mesmo a desativação do lugar por falta de apoio do governo de Minas. Porém, algumas movimentações  aconteceram por parte de atores socioambientais e políticos regionais para que o órgão seja mantido.

Segundo dados da coordenação do local, o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres já recebeu cerca de 6 mil animais desde sua inauguração. A unidade de Patos funciona em terreno conjungado à área do Escritório Regional do IEF e foi planejada com o objetivo de receber e reabilitar, em uma mesma estrutura, os animais acidentados ou apreendidos pelos órgãos de fiscalização e aqueles entregues por particulares ou de recolhimento. 

O órgão é essencial no recebimento, reabilitação e soltura de animais silvestre nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. O Cetras Patos de Minas teve a sua fundação em 2019 com recursos financeiros oriundos de um TAC firmado entre o Ministério Público e uma mineradora regional sob a administração da Fepam - Fundação Patos de Minas do Unipam. 

O Conselho Municipal de Defesa e Proteção Animal de Patos de Minas (Condap), após a vistoria, fez algumas ponderações e observações sobre as condições de funcionamento do CETRAS, com o objetivo de contribuir para melhorias em busca do fortalecimento das políticas públicas em defesa da causa animal. 

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 


OUTRAS NOTÍCIAS