UNIPAM

Campanha nacional contra o Sarampo e a Poliomielite começa dia 06 de agosto

O sarampo é uma doença infecciosa grave e altamente contagiosa, de natureza viral e transmitida pela fala, tosses e espirros, mas que pode ser prevenida pela vacina

por Weslley Raphael
16/07/2018 - 18h22

A campanha nacional contra o Sarampo e a Poliomielite começa no próximo dia 06 de agosto, e pretende vacinar 95% do grupo preconizado, que é de pessoas até 29 anos de idade. A campanha vai até o dia 31 de agosto.

Crianças menores de 5 anos, que ainda não tenham sido vacinadas contra poliomielite e sarampo, devem tomar as duas vacinas; para as que já tomaram a primeira dose contra o sarampo, é preciso fazer o reforço com a vacina tríplice viral e a gotinha contra a poliomielite. Na população de 5 a 29 anos de idade, caso não tenham recebido a vacina contra sarampo, serão ministradas duas doses, com intervalo de trinta dias.

O sarampo é uma doença infecciosa grave e altamente contagiosa, de natureza viral e transmitida pela fala, tosses e espirros, mas que pode ser prevenida pela vacina. A doença afeta ambos os sexos e pode causar febre, tosse, irritação ocular, corrimento no nariz, manchas vermelhas na pele, infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. Já a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é de natureza viral e transmitida pelo contato fecal-oral, por contaminação da água e de alimentos por fezes, e pela forma oral-oral, através de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar, e afeta o sistema nervoso, podendo provocar a paralisia irreversível dos membros superiores e inferiores.

De acordo com a gerente de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Elizaine Bicalho, no dia 18 de agosto, sábado, será realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área urbana e rural, o Dia D de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, com o intuito de atender àquelas pessoas que não conseguiram se vacinar. 

Mais informações sobre a Poliomielite podem ser obtidas clicando aqui.

Mais informações sobre o Sarampo podem ser obtidas clicando aqui.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS