UNIPAM

Alunos da rede municipal terão acesso a Espaço Virtual de Aprendizagem

Durante o período de suspensão das aulas presenciais, a Secretaria de Educação vem desenvolvendo estratégias para que os alunos não interrompam seu processo de aprendizagem

por Weslley Raphael
04/07/2020 - 10h10

A secretária de Educação de Patos de Minas, Fabiana Ferreira dos Santos, reuniu-se, na manhã dessa sexta-feira (3), com o diretor de Programas e Projetos Estratégicos, Eduardo Alves, o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Nixon Palmeira, e o diretor de Comunicação Social, Robson Faria. A pauta do encontro foi o Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA), plataforma digital que está em construção e será mais um dos mecanismos utilizados para levar conteúdo escolar aos alunos da rede municipal durante a suspensão das aulas presenciais. 

O EVA é um sistema que permite oferecer cursos totalmente estruturados em ambiente virtual. Construído com base na plataforma Moodle, ele funciona como um espaço para que os professores possam, além de ter contato com os alunos, disponibilizar os materiais didáticos de forma prática e com a possibilidade de acesso remoto. Muitas universidades e instituições de ensino fazem uso desse modelo, como a Universidade de Cambridge, Universidade Nacional da Austrália e Universidade da Louisiana. 

Segundo Eduardo Alves, o EVA está praticamente concluído. “Além da customização da ferramenta, sua base de dados está quase completa, com o cadastro de todos os alunos da rede municipal já realizado e o registro dos profissionais vinculados à Semed em fase final”. Ele destacou que, dentro da plataforma, existem muitos recursos disponíveis. “Os profissionais de educação podem criar salas de estudo, disponibilizar conteúdo escolar, realizar avaliações, propor discussões e interações entre os alunos. Tudo de forma on-line e com acesso facilitado para todo o grupo, tanto para quem está ensinando como para quem está aprendendo”, afirmou.

A titular da pasta da Educação acredita que o espaço virtual proporcionará novas experiências de aprendizagem, permitindo interação entre professor e aluno e oferecendo condições para que o conteúdo curricular continue a ser desenvolvido. “O EVA será um grande aliado neste momento em que o distanciamento social é necessário”, ressaltou. A previsão é que, na próxima semana, a estrutura e funcionalidade dessa ferramenta sejam apresentadas à população.

Portal Educação e Cadernos de Atividades – Desde a suspensão das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação tem mobilizado seus profissionais para que o vínculo dos estudantes com a escola seja mantido. A primeira iniciativa tomada nesse sentido foi lançar o Portal Educação, ferramenta digital cujo objetivo é oferecer conteúdo educacional de qualidade para a comunidade escolar como um todo. A página foi disponibilizada em abril e desde então recebeu milhares de visitas.

Além do portal, no fim de maio, foi iniciado o processo de atividades não presenciais com distribuição de material elaborado pelos servidores das escolas municipais aos alunos matriculados nessa rede de ensino. Até o momento, cada estudante, da pré-escola até o nono ano do ensino fundamental, já recebeu dois cadernos de atividades. O Caderno 3 está sendo finalizado e, em breve, será entregue aos alunos.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS