TeraByte

Comissão de Legislação, Justiça e Redação está em constante atividade na Câmara Municipal

Os parlamentares da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) se reuniram nessa segunda-feira (17/02) para analisar alguns projetos de lei que estão em tramitação na Casa Legislativa

por Weslley Raphael
19/02/2020 - 17h23

Nessa segunda-feira (17/02), foi realizada mais uma reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR), ocasião em que os parlamentares analisaram a constitucionalidade e a legalidade dos projetos de lei.

Estiverem presentes, no plenarinho, os integrantes da CLJR, vereadores Francisco Carlos Frechiani – Chico Frechiani (presidente), Isaías Martins (membro), Otaviano Marques (membro); o presidente da Câmara, vereador Vicente de Paula; e os parlamentares Braz Paulo de Oliveira Júnior, David Antônio Sanches – David Balla, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, Maria Beatriz de Castro A. Savassi – Beia Savassi e Nivaldo Tavares dos Santos.

Vários projetos de lei em tramitação foram discutidos, dentre eles, o Projeto de Lei n° 5072/2019, de autoria do Executivo Municipal, que “Dispõe sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), criado pela Lei nº 6.921, de 03 de junho de 2014.”. O serviço de inspeção municipal tem a finalidade de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, atividade importante tanto para a saúde pública como para a instalação de indústrias alimentícias e ramos afins em nosso município.

O representante do SIM, Pedro Rogério Pinheiro, participou da reunião e informou aos parlamentares sobre algumas atualizações que julga necessárias na lei, especialmente nos seguintes artigos: 5°, 6°, 7°, 10°, 14° e no parágrafo 1°. Segundo ele, as alterações precisam ser feitas em decorrência de mudanças na Lei Federal e adequações no órgão, como, por exemplo, a não verificação de alimentos produzidos na Zona Rural e a retirada de fiscalização em rótulo de embalagens de alimentos fabricados em Patos de Minas.

Além disso, de acordo com o autor, o projeto de lei também objetiva, dentre outras, atender a auditoria realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no sentido de excluir da lei municipal as competências de inspeção, fiscalização, industrialização e beneficiamento de bebidas, que são prerrogativas do MAPA e inspeção de rebanho leiteiro, que é prerrogativa do Serviço Estadual de Defesa Sanitária Animal (IMA), bem como inserir na lei municipal as sanções administrativas e/ou pecuniárias diante de infrações cometidas pelos usuários do serviço.

Outra matéria analisada foi o Projeto de Lei n° 5099/2020, que “Dispõe sobre as sanções administrativas a serem aplicadas às práticas de discriminação em razão de orientação sexual e identidade de gênero”. De autoria dos vereadores David Antônio Sanches – David Balla, Paulo Augusto Corrêa - Paulinho do Sintrasp, Isaías Martins de Oliveira e Edimê Erlinda de Lima Avelar, a referida matéria tem como proposta promover punições a toda manifestação atentatória ou discriminatória praticada contra homossexuais, bissexuais, travestis ou transexuais no município de Patos de Minas. Segundo os autores, já existe lei federal e estadual com a mesma proposta, sendo de extrema importância que sejam criadas determinações como essas no Município, a fim de promover a equidade em todos os sentidos. “Portanto, nos dias de hoje, tornam-se intoleráveis quaisquer práticas de discriminação, devendo haver punição para o infrator, inclusive no âmbito da penalidade administrativa, independente da consequência penal”, justificam os autores.

Esses e outros projetos de lei analisados na reunião da CLJR poderão ser pautados para discussão e votação na próxima Reunião Ordinária, que acontece nesta quinta-feira (20/02), a partir das 14 horas. A população é convidada a acompanhar os trabalhos e, assim, participar da agenda política do Município.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS