Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Covid-19: por intermédio da Fiemg Alto Paranaíba, Patos de Minas receberá 25 respiradores

Projeto que possibilitou produção desses ventiladores pulmonares foi viabilizado com recursos da indústria mineira e apoio técnico do Senai

por Weslley Raphael
07/08/2020 - 15h02

Patos de Minas recebeu, nessa quinta-feira (6), uma boa notícia para o combate à Covid-19: a doação de 25 respiradores pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por intermédio da Regional Alto Paranaíba. A notícia foi anunciada pelo vice-presidente da unidade, Lisandro Bicalho, que também divulgou a destinação de cinco ventiladores pulmonares para Carmo do Paranaíba, dois para Vazante e dois para Morada Nova. 

Esses respiradores foram produzidos pela empresa de soluções tecnológicas Tacom, com apoio da Fiemg. Na última segunda-feira (3), os aparelhos foram homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e agora poderão ser utilizados em hospitais em todo o país. A partir da próxima semana, a Fiemg vai adquirir mais de mil respiradores e doá-los ao Governo de Minas Gerais para que sejam distribuídos em todo o estado. 

O equipamento começou a ser fabricado por meio do projeto “Inspirar”, que desenvolveu tecnologia inédita para a fabricação de respiradores. Os ventiladores pulmonares chegam ao mercado com valores mais acessíveis do que os produtos semelhantes, além de ser mais fáceis de manusear. O desenvolvimento do ventilador contou com mão de obra multidisciplinar: médicos intensivistas, engenheiros, programadores e desenvolvedores. 

“Essa conquista importante mostra a força da união da indústria mineira, que, liderada pela Fiemg, viabilizou recursos para o projeto, além de comprovar também a capacidade empresarial que temos em agir e aprovar, em tempo recorde, um projeto que vai atender às demandas da nossa sociedade”, disse o presidente da federação, Flávio Roscoe. O projeto contou também com apoio do Senai, que deu todo o apoio técnico.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS