TeraByte

Covid-19: centro de atendimento na UPA recebe mais de 140 pacientes sábado e domingo

Idoso de 60 anos foi intubado até a transferência para o Hospital Regional Antônio Dias

por Weslley Raphael
29/06/2020 - 17h16

O Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, instalado anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), assistiu 143 pessoas nos dias 27 e 28, sendo 69 no sábado e 74 no domingo. Até o fim da manhã desta segunda-feira (29), três pacientes ocupavam leitos de observação, mas todos estáveis.

Segundo a gerente da UPA, Marluce de Fátima Vieira, o paciente com estado de saúde mais crítico nesse período foi um homem de 60 anos. “Ele deu entrada no dia 27, às 22h, sendo necessário proceder a intubação por volta da meia-noite. Na noite do domingo, o idoso conseguiu transferência para o Hospital Regional Antônio Dias”, explicou. 

Além dos cinco leitos de emergência – com monitores, bombas de infusão e dois ventiladores mecânicos – o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 possui oito vagas ambulatoriais, equipadas com pontos de oxigenoterapia. Um consultório médico e uma sala de triagem foram instalados no local a princípio, mas o município já estuda a possibilidade de se instalar um segundo consultório. 

A Secretaria de Saúde já solicitou a construção de um refeitório e de uma área de descanso para os servidores à empresa responsável pela locação da estrutura que abriga o anexo. Embora o centro de atendimento aproveite grande parte da estrutura funcional da UPA, o que ajuda a reduzir os custos, foi necessário contratar novos profissionais e está em andamento chamamento público para contratação de três médicos.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS