Patos em Destaque
Vestibular Agendado - FPM

COVID-19: DE 4 A 6 DE JUNHO IBOPE REALIZARÁ NOVOS TESTES E ENTREVISTAS

Na primeira fase, Patos de Minas foi o único município de Minas Gerais a cumprir a meta de aplicação dos testes rápidos para detecção de Covid-19 no prazo estipulado

WESLLEY RAPHAEL
QUARTA-FEIRA, 03/06/2020

A segunda etapa da pesquisa Ibope para estimar o número de infectados pelo novo coronavírus em Patos de Minas inicia nessa quinta-feira (4) e vai até sábado (6). O estudo, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem como base questionários e testes rápidos aplicados nos entrevistados. A pesquisa por amostragem inclui a realização de 250 testes em cada uma das três etapas.

Assim como foi feito nos dias 14 e 15 de maio, quando ocorreu a primeira fase da aplicação de testes rápidos, os entrevistadores estarão utilizando equipamentos de proteção individual, de forma a não colocar em risco a própria saúde nem a dos entrevistados. Além disso, para auxiliar no processo e proporcionar maior tranquilidade à população, os agentes de combate a endemias acompanharão as visitas às residências.

Ao todo, são 133 municípios brasileiros participando do estudo com a aplicação de 33 mil testes no país. A pesquisa, financiada pelo Ministério da Saúde, ajudará a identificar o número de pessoas que possuem anticorpos para Covid-19. Os resultados obtidos por meio das entrevistas serão analisados pela UFPel, podendo ser utilizados para tomada de decisões em relação às medidas de enfrentamento à disseminação da doença.

A diretora de Vigilância em Saúde, Geize Carla Soares Marques, destacou a importância dessa pesquisa para auxiliar na estimativa do percentual de patenses infectados com o SARS-CoV-2. Segundo ela, os dados obtidos por meio das entrevistas ajudarão a determinar o percentual de assintomáticos, avaliar os sintomas mais frequentes, permitir cálculos precisos da letalidade da doença e estimar os recursos hospitalares disponíveis no município. “A colaboração dos cidadãos é imprescindível para que o objetivo da pesquisa seja alcançado. Por isso contamos novamente com o apoio de toda a população”, afirmou Geize.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: ASCOM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es