TeraByte

Covid-19: em entrevista, prefeito fala sobre leitos e enrijecer normas para conter filas e idosos nas ruas

Prefeitura também elabora parceria com a UFU para instalar laboratório na cidade

por Weslley Raphael
03/04/2020 - 15h25

Em entrevista à emissora local Radiopatos, na manhã desta sexta-feira (3), o prefeito José Eustáquio Rodrigues esclareceu questões importantes sobre o enfrentamento do coronavírus no município. A princípio, ele deixou claro que o primeiro caso confirmado da doença, divulgado ontem, refere-se à coleta realizada antes da reabertura do comércio, não tendo ligação direta com o retorno das atividades. Perguntado sobre qual a análise desses primeiros dias de vigor do Decreto 4.081, o chefe do Executivo disse que ainda não é possível fazer um balanço em números, mas adiantou que irá "apertar o cinto" para conter as filas desordenada e o grande fluxo de pessoas, sobretudo idosos, nas ruas.

O prefeito também informou sobre o trabalho que vem sendo feito para atender a pacientes que, porventura, necessitem ser hospitalizados. Segundo ele, a organização de um hospital de campanha no Centro de Especialidades Clínicas (localizado na Avenida Marabá), em parceria com o Unipam, está em fase adiantada. Nesse local serão disponibilizados aproximadamente 40 leitos. José Eustáquio ressaltou, no entanto, que a União ainda não enviou respiradores. Também foi mencionada a possibilidade de instalação, caso necessário, de outro hospital de campanha.

Ainda sobre condições para internação, José Eustáquio esclareceu: "Fizemos reunião com diretores de hospitais particulares e temos possibilidade de conseguir uns 30 leitos", acrescentou, referindo-se à autorização do Governo federal para os municípios credenciarem ao SUS leitos em unidades privadas por até 90 dias. De acordo com ele, a ajuda é importante e muito bem-vinda, mas como os hospitais não conseguem oferecer muitos leitos, pois é preciso continuar o atendimento a demais pacientes, ele reiterou a necessidade de a população se prevenir e colaborar mais no combate ao coronavírus.

Exames - Na entrevista, o prefeito mostrou-se preocupado com a demora no resultado de exames. Embora os governos estadual e federal tenham tomado medidas para ampliar a capacidade operacional dos laboratórios responsáveis pelas análises, o município também busca uma alternativa. "Estamos elaborando um laboratório nosso aqui, por meio de parceria com a Universidade Federal de Uberlândia. A UFU instalaria a unidade, e a prefeitura arcaria com os gastos. É uma forma de darmos mais segurança para nossa população", explicou.

Nos próximos dias, a prefeitura irá apresentar um balanço de todas as ações que vêm sendo tomadas para o enfrentamento da pandemia da doença Covid-19.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS