TeraByte

CIMA recebe médico veterinário em reunião do mês de maio

A reunião aconteceu de 14 às 16 horas, na Sala de Treinamento da Fiemg Regional Alto Paranaíba

por Weslley Raphael
16/05/2019 - 20h21
A reunião ordinária do dia 15 de maio do Conselho Integrado do Meio Ambiente - Cima, contou com a participação do médico veterinário da Clínica Bicharada, Dr. Marco Paulo Oliveira que relatou aos presentes a atual situação do manejo, tratamento e a destinação de animais silvestres que são internados temporariamente na clínica. A reunião aconteceu de 14 às 16 horas, na Sala de Treinamento da Fiemg Regional Alto Paranaíba. 
 
Segundo o médico, residente em Patos de Minas há 19 anos e que vem se dedicando voluntariamente nos cuidados de animais acidentados e maltratados, funcionando como um centro de triagem de animais silvestres, com parceria do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Meio Ambiente. Marco Paulo lembrou que a sua clínica recebeu apoio por um bom tempo do Cima com a aquisição de medicamentos para cuidados da fauna silvestre da região. E, que, agora espera com grande expectativa o término da construção e funcionamento do CETAS em Patos de Minas, em anexo ao Viveiro de Mudas do IEF, para atendimento à demanda de triagem animal. "O maior problema encontrado na triagem animal é a destinação correta dos animais silvestres a seu habitat natural ou em áreas da zona rural próximas. É importante a sensibilização e parceira dos produtos rurais para o recebimento dos animais em fazendas, chácaras e sítios da região, principalmente onde existem áreas de preservação ou florestas. E, desde já, nossa clínica se coloca à disposição para parceria junto ao IEF e FEPAM, para contribuir com o funcionamento do futuro CETAS em Patos de Minas ", afirma o veterinário da Clínica Bicharada Marco Paulo. 
 
A Clínica Veterinária Bicharada fica situada na rua Olegário Maciel, 626 - centro de Patos de Minas (em frente ao Café Cristal). Contatos: (34) 3 821 8065 e (34) 3 821 4255. Plantão: 9 9925 2881. Email: [email protected]
 
O conselheiro Washington Luiz da Silva, informou que a demanda no Centro de Triagem de Animais Silvestre na região deve ser crescente por motivo do encerramento recente pelo IBAMA (Governo Federal) das atividades dos CETAS das cidades mineiras de Juiz de Fora e Montes Claros. "Neste contexto, nesta região do estado de Minas Gerais irá contar tão somente com os centros de triagem animal de Belo Horizonte e, em breve, Patos de Minas", observa o engenheiro florestal do IEF, Washington Silva. 
 
A bióloga e coordenadora de fauna do IEF Regional - Instituto Estadual de Florestas - Unidade Alto Paranaíba, Ludmila Capingote de Deus, presente na reunião, informou sobre todo o procedimento e logística de "tratamento e soltura" dos animais internados no CETAS, dentro do Projeto ASAS - Área de Soltura de Animais Silvestres. E, que, o Centro de Triagem em Patos de Minas irá contar com um biólogo, um veterinário, três tratadores e três seguranças. Ludmila informou ainda que existe no site do IEF o link para cadastro dos interessados em receber em suas propriedades rurais os animais silvestres em condição de soltura. "A construção do CETAS de Patos de Minas está em fase final, na etapa de acabamento, com edificações de qualidade e espaços físicos para toda a logística, e que, brevemente estará funcionando para o atendimento às demandas de triagem destinadas à fauna silvestre", destaca Ludmila Capingote. O site do IEF é o seguinte: www.ief.mg.gov.br
 
Um dos projetos conduzidos pela Coordenação de Fauna é o CETAS, que tem o objetivo de tratar e reintroduzir no meio ambiente animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, bem como recepcionar os animais silvestres que tenham sido mantidos em cativeiro doméstico como animais de estimação.
 
A conselheira Luciana Esteves Fonseca, informou e convidou aos presentes para a participação da 7ª edição da Semana Municipal do Meio Ambiente - Semma 2019, prevista para o período de 3 a 7 de junho, com programação contendo diversificadas atividades ambientais e a participação de várias entidades.  A conselheira adiantou que o CIMA confirmou que dará apoio com parceria nas atividades da Semana Ambiental. Na agenda socioambiental da Semma 2019, constam: oficinas, palestras, blitz e visitas ambientais, mesas redondas, momento cívico e evento multicultural. 
 
Ao final da reunião, o secretário e conselheiro Civuca Costa, protocolou à direção do CIMA, documento solicitando apoio e gestão do Conselho Ambiental para cobrança junto ao Município e órgãos competentes, no cumprimento das seguintes demandas: 1) Regulamentação das empresas de reciclagem de sucata com a doação de área no setor industrial para a instalação específicas desta classe de empreendimentos, retirando os ferros velhos da zona urbana, criando a Central de Reciclagem Patense - CERPA. 2) Identificação de nova área para a instalação de Novo Aterro Sanitário. 3) Identificação de terreno para a instalação do Aterro Industrial de Patos de Minas. 4) Transformação da APARE - Associação Patense de Reciclagem em uma Cooperativa de Catadores e Recicladores - a COORPATOS, com capacitação de funcionários e estruturação física e jurídica da entidade. 5) Regulamentação da Lei Municipal nº  6796/2013 que prevê a instalação e funcionamento do Ecoponto Tecnológico (lixo eletrônico). 6) Criação do Ecoponto Vitral, com o incentivo e parceria com empresas para a instalação de coleta, reciclagem e manufatura de materiais e resíduos de vidro. 7) Criação do Projeto RECICLAPATOS com a implantação da Coleta Seletiva em Patos de Minas. 8) A elaboração e execução do Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB e do Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PIGRS, no município de Patos de Minas. 
 
Participaram da reunião ordinária do mês de maio do CIMA, os seguintes conselheiros e convidados: Eugênio Pacelli Civuca Costa, Geraldo Nogueira Araújo, José Maria de Resende, Edson Mendes dos Reis, Marco Paulo Oliveira Pereira, Luciana Esteves da Fonseca, Ludmila Capingote de Deus e Washington Luiz Silva Lima. 
 
Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.
Fonte: : Ascom Cima Patos.

OUTRAS NOTÍCIAS