Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Projeto ABC Cerrado forma terceira turma em Bonfinópolis de Minas

Em Bonfinópolis, o ABC já beneficiou dezenas de pequenos produtores rurais que trabalham com bovinocultura de corte e de leite ou com pastagens para alimentação animal.

por Weslley Raphael
11/10/2018 - 11h03

As pastagens na região de Bonfinópolis de Minas, no noroeste do estado, vêm se transformando positivamente ao longo dos últimos três anos, através do Projeto ABC Cerrado, do Senar Minas. Com a parceria da CAAFBOM (Central das Associações da Agricultura Familiar de Bonfinópolis de Minas), já foram três turmas de produtores rurais a receber o Projeto, e os resultados são comemorados por todos.

No município, o ABC teve ênfase em Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD). Entre teoria e prática, os participantes aprendem sobre solo, pragas, manejo de pastagens, preparo de solo ideal, importância da matéria orgânica na formação de pastagens, elementos químicos necessários na formação de pastagens, elementos tóxicos no solo, tipos de corretivos de solo, coleta de amostra de solo e regulagem de distribuidor de insumo, adubo e sementes.

O objetivo do Projeto é estimular a sustentabilidade ambiental aliada à produtividade no campo com o uso de tecnologias de baixa emissão de carbono. Além da linha em Recuperação de Pastagens Degradadas, existem outras três: Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, Sistema de Plantio Direto e Florestas Plantadas.

Em Bonfinópolis, o ABC já beneficiou dezenas de pequenos produtores rurais que trabalham com bovinocultura de corte e de leite ou com pastagens para alimentação animal. A mobilizadora do Senar Minas no município, Adeíva Lima, conta que o Projeto já trouxe muitos ganhos para os produtores. “Todos viram as transformações nas pastagens, viram a evolução, e percebo que essa consciência de que temos que recuperar está se espalhando entre os produtores rurais de toda a região, queremos abrir mais turmas do ABC por aqui”. 

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Elcio Fonseca Chaves Júnior Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08

OUTRAS NOTÍCIAS