Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Semed disponibiliza contação de histórias em sua plataforma digital

A cada semana uma nova história: as crianças, além de se divertir, podem aprender diversas lições com as personagens que tia Elis e tia Árita apresentam

por Weslley Raphael
04/08/2020 - 17h14

As histórias têm o poder de encantar, de transportar as crianças para o universo da fantasia e da imaginação. Por meio delas, também é possível ensinar aos pequenos inúmeras lições. E é por acreditar no poder transformador da literatura e em seu potencial no processo de ensino-aprendizagem que, desde o fim de abril, a Secretaria de Educação de Patos de Minas disponibiliza vídeos com contação de histórias. A mais recente delas está sempre disponível na página inicial do Espaço Virtual de Aprendizagem (eva.educacao.patosdeminas.mg.gov.br), já os vídeos anteriores podem ser acessados pelo canal da prefeitura no YouTube (Prefeitura Municipal de Patos de Minas).

O projeto, desenvolvido pela educadora infantil Elis Regina de Araújo e pela supervisora e professora Árita Donizete de Sousa, traz a cada semana uma nova história. Ao todo já foram produzidos 14 vídeos, dentre eles “Era uma vez três patinhos…”, da autora patense Nilce Franco de Oliveira Mello; “O castelo amarelo”, de Malba Tahan; e “Menina bonita do laço de fita”, da escritora Ana Maria Machado. O trabalho conta com a colaboração da Diretoria de Tecnologia da Informação da prefeitura que auxilia na edição e publicação das histórias.

A primeira história contada por tia Elis e tia Árita foi “O galinho gripado”, da escritora Denise Batista dos Santos, e o último vídeo, lançado no portal nessa segunda-feira (3), foi “Era uma vez um gato xadrez”. Os temas abordados nas contações são diversos, e as profissionais procuram apresentar, além de narrativas que trabalham valores, obras relacionadas a datas comemorativas como o dia das mães, o aniversário de Patos de Minas e o dia da amizade, por exemplo.

Marilene Aparecida Ferreira, mãe das pequenas Ana Lívia e Ana Letícia, diz que os vídeos trouxeram mais alegria e ânimo para as meninas, que são alunas da Escola Municipal Frei Leopoldo. “Neste período de isolamento, as histórias da tia Elis e da tia Árita têm ajudado minhas filhas a preencher, de forma prazerosa, parte de seu tempo. Elas ficam presas às histórias contadas e dão asas à imaginação. Além disso, aprendem valiosas lições, como respeitar o meio ambiente, as diferenças, os amigos e a família.”    

“Elas adoram as histórias, já assistiram aos vídeos diversas vezes. Toda vez que uma nova contação é colocada no portal, as meninas ficam empolgadíssimas. Aí, além de ver a última história, assistem às anteriores novamente. Por mais que já conheçam as narrativas, as duas pedem para ver as contações muitas vezes e sempre aprendem algo diferente a cada vez que acompanham a história”, contou Marilene.

Para a educadora Elis Regina, a melhor parte desse trabalho é ver o quanto ele está sendo positivo para as crianças neste momento. “O contato que recebemos de pais e responsáveis e o carinho deles é algo muito importante para nós. Mostra-nos que nossa dedicação está valendo a pena”, relatou.

Segundo Árita Sousa, as histórias são uma das melhores maneiras de ajudar os pequenos a lidarem com as descobertas e transformações pelas quais todos nós passamos quando estamos crescendo e conhecendo o mundo que nos cerca. “Ao ouvir uma história, a criança vivencia o imaginário e, ao mesmo tempo, se vê na ação das personagens, colaborando para a construção da ética e da cidadania”, destacou.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS