UNIPAM

Evolução do rebanho por meio da inseminação artificial

O curso mostra todas as etapas do processo

por Weslley Raphael
26/10/2021 - 08h59

Evolução do rebanho por meio da inseminação artificial

Pequenos produtores de Dom Bosco buscaram o curso de Inseminação Artificial para promover o melhoramento genético de seus rebanhos. O treinamento do Sistema FAEMG/SENAR/INAES teve a parceria da Central das Associações da Agricultura Familiar de Bonfinópolis de Minas (CAAFBOM). 

Segundo o instrutor Luciano Tavares, os animais nascidos a partir da inseminação artificial têm enorme potencial produtivo, e os produtores não precisam expandir área nem rebanho para obter aumento de produção e de renda. “Com a evolução genética dos rebanhos, os produtores conseguem trabalhar até com menos animais e obter crescimento”. 

Avanir Rodrigues de Freitas trabalha em uma fazenda de gado de corte e se sente preparado para fazer a inseminação nos animais. “Aprendi muito no curso. Hoje, se não investir no melhoramento genético dos animais, a gente fica para trás”. 

O curso mostra todas as etapas do processo: reconhecimento do cio, horário adequado de inseminação, manipulação do botijão criogênico para retirada do sêmen armazenado, descongelamento do sêmen, montagem do aplicador e a inseminação propriamente dita. Aborda ainda os benefícios e as limitações da técnica, as condições de manejo, sanidade, nutrição, controle para implantar a inseminação artificial e os recentes avanços na técnica, como o uso de sêmen sexado, IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e protocolos hormonais para indução de cio e ovulação de matrizes. 

A presidente da CAAFBOM, Rita dos Santos, está satisfeita por poder atender os produtores do município vizinho. “Todos estão muito entusiasmados. Estão dando valor ao nosso trabalho e se qualificando e, certamente, vão alcançar bons resultados”. 

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

Fonte: : SENAR

OUTRAS NOTÍCIAS