Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

CIT recebe visita de agroindústria de Patos de Minas

Objetivo foi conhecer os laboratórios do Centro de Tecnologia e Inovação

por Weslley Raphael
18/07/2019 - 12h28

Uma comitiva de profissionais e gestores do Grupo Auma esteve em Belo Horizonte, acompanhada do presidente da FIEMG Regional Alto Paranaíba, Lisandro de Queiroz Bicalho, para conhecer os institutos do CIT (Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG). A visita foi um novo desdobramento da vinda do presidente do Sistema FIEMG, Flávio Roscoe, a Patos de Minas, oportunidade em que ele conheceu as instalações e as atividades da agroindústria, em reunião com empresário Cláudio Nasser de Carvalho.

Fizeram parte da comitiva: Carlos Alberto (CEO da Auma Negócios); Marcelo Soares (Nooa Brasil); Magno Ribeiro (Auma Alimentos); Marleide Macário (Comunicação e Relacionamento do Grupo Auma) e Maykel Marques (Auma Tecnologia) e Caio César Soares (Auma Energia). Eles foram recebidos, também, pelo Superintendente do IEL, Gustavo Macena, além de gestores dos Institutos.

Inicialmente, a visita teve a finalidade específica de conhecer os Institutos de Tecnologia de Meio Ambiente; Alimentos e Bebidas. No entanto, a comitiva teve a oportunidade de conhecer toda a estrutura e Institutos do CIT, com as respectivas soluções em tecnologia e inovação para a prestação de serviços para as indústrias:

Institutos de Inovação:

·         Metalurgia e Ligas Especiais: soluções para o desenvolvimento e otimização de ligas metálicas e de produtos e processos metalúrgicos.

·         Engenharia de Superfícies: soluções para o aumento de desempenho, confiabilidade, competitividade e qualidade dos produtos, componentes e sistemas por meio da alteração das propriedades superficiais.

·         Processamento Mineral: pesquisa, desenvolvimento e inovação em processamento mineral.

Institutos de Tecnologia

·         Alimentos e Bebidas: soluções para agregar valor a alimentos e bebidas, transformando matérias-primas em produtos prontos e semiprontos, com garantia da segurança dos alimentos.

·         Automotiva: soluções para a redução de emissões e consumo de combustível em veículos, desenvolvimento de motores de combustão interna e testes de combustíveis e lubrificantes.

·         Química: soluções e materiais de referência em química para aprimoramento de produtos e processos industriais.

·         Meio Ambiente: soluções em medições ambientais, tecnologias sustentáveis aplicadas a processos e recuperação ambiental.

·         Metalmecânico: soluções para desenvolvimento de produtos e melhoria da eficiência e confiabilidade do processo.

·         Gerência de Metrologia: desenvolvimento de padrões de medição; calibração; qualificação e ensaios técnicos e inspeção.

Marleide Macário da Auma Negócios, observou que foi uma grata surpresa conhecer os institutos do CIT. "Encontramos um leque de opções e possibilidades de parcerias e foi importante ver como os Institutos funcionam. Nos impressionou a integração entre os profissionais e gestores do CIT. Eles apresentam os institutos, de modo geral e como eles podem contribuir em um mesmo projeto", destacou. "Foi um início do relacionamento entre CIT, FIEMG e AUMA", finalizou.

O gerente de Laboratório do CIT, Marcos Tannus, acompanhou a visita e ressaltou que foi possível verificar demandas por atividades em convergência com os serviços prestados pelos institutos. O gerente de Inovação do CIT, José Luciano de Assis Pereira, também esteve com a comitiva e enfatizou que o próximo passo é detalhar as necessidades tecnológicas da agroindústria e selecionar pesquisadores e técnicos do CIT, para uma visita técnica à Auma Negócios, em Patos de Minas.

O presidente Lisandro Bicalho salientou a importância das indústrias conhecerem a estrutura e os serviços disponibilizados em tecnologia e inovação para o aumento da competitividade. "A visita ao CIT em Belo Horizonte é fundamental para se conhecer todas as soluções e, sempre, pode-se identificar tecnologias que vão contribuir para a indústria brasileira, nos diversos segmentos de atuação", reforçou.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS