Patos em Destaque
Vestibular Agendado - FPM

SISTEMA FIEMG E UNIPAM: PARCERIA EM INOVAÇÃO

Start-up Cobo recebe recursos para desenvolvimento de projeto

WESLLEY RAPHAEL
SEGUNDA-FEIRA, 08/07/2019
Sistema FIEMG e Unipam: Parceria em Inovação

O Encontro de Lideranças e Empresários com o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, em sua vinda a Patos de Minas, na sede da FIEMG Regional Alto Paranaíba, contou com um momento de reconhecimento da atuação do Sistema em projetos de inovação no estado, com a apresentação da start-up Cobo, classificada no Edital de Inovação para a Indústria e que receberá R$ 560 mil para o desenvolvimento do projeto. O coordenador de Empreendedorismo e Inovação do Unipam (Centro Universitário de Patos de Minas), Fernando Dias da Silva, foi o responsável pela apresentação do projeto Cobo – Controle de Parto Bovino – desenvolvido por alunos da instituição.

Segundo ele, a Cobo apresenta uma solução inovadora para o meio rural: um sistema composto por inteligência artificial que avisa ao pecuarista, com 48 horas de antecedência, que o animal entrou em trabalho de parto. "A nossa região tem um grande potencial para a pecuária, estando entre as principais produtoras de leite, e esta nova tecnologia apresentada pelos nossos alunos, irá proporcionar economia para os pecuaristas", comentou.

De acordo com o professor, há uma incidência de 17% de partos distócico em que 1% ocasiona a morte da vaca e em 12% dos casos há a morte da cria, representando prejuízos para o pecuarista de cerca de R$ 6 mil por parto. Com isso, viu-se a oportunidade de apresentar uma solução para o mercado rural. "Juntamente com o SENAI, as equipes trabalham na etapa de prototipação do sistema, em sua versão final, para que possamos lançá-lo no mercado brasileiro", acrescentou.

O reitor do Unipam, Milton Roberto de Castro Teixeira, destacou a satisfação em perceber que o Sistema FIEMG também está com o propósito de ser transformador na educação e, de mãos dadas com outras instituições, desenvolver o empreendedorismo, inovação e tecnologia. "Todos foram sensibilizados pelo presidente Flávio Roscoe para se fazer uma corrente para a melhoria do setor educacional no país. Isso não só transforma em produtividade na empresa, mas transforma em um mundo melhor com qualidade de vida e novas oportunidades", acrescentou. Ele realçou a importância dos investimentos do Sistema FIEMG, por meio do edital, para o desenvolvimento de start-ups diferenciadas pudessem mudar o meio industrial e do agronegócio.

Roscoe destacou que a FIEMG trabalha pela melhoria do ambiente de negócios, pela formação da cultura empreendedora e pela inovação. Ressaltou a atuação dos Institutos de Inovação e de Tecnologia do CIT (Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG); além de iniciativas como o FIEMG Lab 4.0, para aceleração de start-ups. "É nossa missão promover o desenvolvimento tecnológico e fomento do empreendedorismo. Temos projetos em conjunto com a CNI, que promovem o empreendedorismo nas universidades e os melhores projetos recebem investimentos. Foi o caso do projeto do Unipam por perceber que ele tem chance de êxito e de transformar a produção leiteira no estado", concluiu.

Durante a permanência em Patos de Minas, Flávio Roscoe visitou a Auma Negócios, do empresário Cláudio Nasser, juntamente com lideranças e equipe do Sistema FIEMG. Como presidente do Sindimalhas (Sindicato das Indústrias Têxteis de Malhas no Estado de Minas Gerais) ministrou uma palestra sobre Melhoria no Ambiente de Negócios em Minas Gerais, em Dia de Campo promovido pela AMIPA (Associação Mineira dos Produtores de Algodão).

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es