TeraByte

Centro de Inteligência em Defesa Civil

Semana de 13 de fevereiro a 21 de fevereiro de 2026

por Weslley Raphael
16/02/2026 - 12h35

Centro de Inteligência em Defesa Civil

Cenário Geral: Os próximos dias serão marcados pela atuação de um sistema de alta pressão, que volta a deixar o tempo estável em Minas Gerais. Porém, a partir do dia 18, a chegada de uma nova frente fria volta a aumentar as instabilidades e o risco de chuvas recorrentes em forma de tempestades. Durante a passagem dessa frente fria, as chuvas podem vir acompanhadas de raios e trovoadas, além de rajadas de vento e episódios de chuva forte, especialmente em regiões mais vulneráveis. É importante reforçar que este material se trata de uma tendência semanal, elaborada a partir das condições atmosféricas atuais e da rodada dos modelos desta sexta-feira (13). Assim, o cenário pode sofrer ajustes ao longo dos próximos dias, sobretudo diante do possível desenvolvimento ou intensificação de sistemas meteorológicos ao longo da semana. 

Até o momento, a tendência indica que a atuação de um sistema de alta pressão irá diminuir a instabilidade nos próximos dias no estado de Minas Gerais. Essa condição irá favorecer a redução das chuvas em todo o estado além do aumento gradativo da temperatura do ar, principalmente nas regiões localizadas mais ao norte do estado. Essa condição só deve ser quebrada a partir do dia 18/02, quando a passagem de uma frente fria volta a aumentar as áreas de instabilidade e provocar chuvas em todas as regiões do estado. A tendência funciona como um direcionamento, sendo fundamental o acompanhamento contínuo das atualizações das previsões e dos avisos diários emitidos pela Defesa Civil.

No sábado (14), há possibilidade apenas de chuva fraca e isolada em pequenas áreas da região Sul/Sudoeste de Minas. As temperaturas mínimas irão variar entre 17°C e 22°C em praticamente todo o estado e as temperaturas máximas passam a aumentar gradativamente, ficando na casa dos 28°C a 33°C. O domingo (15), ainda sob atuação do sistema de alta pressão, permanece a possibilidade apenas de chuva fraca e isolada em pequenas áreas da região Sul/Sudoeste de Minas. As temperaturas permanecerão aumentando gradativamente, com mínimas variando entre 17°C e 22°C e máximas variando entre 27°C e 33°C, podendo alcançar até os 34°C nas regiões Norte e Noroeste de Minas.

Na segunda-feira (16), a condição do tempo segue estável, apenas com possibilidade de chuvas fracas e isoladas em pequenas áreas das regiões Sul/Sudoeste de Minas e Vale do Mucuri. As temperaturas mínimas irão variar entre 18°C e 23°C e as máximas irão variar entre 27°C e 33°C. Para a terça-feira (17), com a aproximação da frente fria, aumentam as condições para ocorrência de chuva fraca em parte do estado, principalmente nas regiões Triângulo Mineiro, Sul/Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Oeste de Minas, Campo das Vertentes Metropolitana de Belo Horizonte e Central Mineira. As temperaturas mínimas irão variar entre 18°C e 23°C e as máximas deverão ficar na casa dos 28°C a 34°C, mas podem alcançar até os 35°C nas regiões Jequitinhonha, Norte e Noroeste de Minas, em razão da passagem da massa de ar pré-frontal.

Com a chegada da frente fria na quarta-feira (18), aumentam as condições para ocorrência de chuvas em caráter de tempestade, principalmente nas regiões Triângulo Mineiro, Sul/Sudoeste de Minas, Oeste de Minas e Central Mineira (acumulados previstos para variar entre 10 mm e 20 mm) e regiões Zona da Mata, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce e Campo das Vertentes, onde acumulados previstos para variar entre 20 mm e 30 mm, podendo alcançar até mesmo os 40 mm. As chuvas devem vir acompanhadas de raios e trovoadas, além de rajadas pontuais de vento que podem alcançar até os 60 km/h. As temperaturas mínimas irão variar entre 18°C e 23°C e as máximas deverão ficar na casa dos 28°C a 34°C, podendo alcançar até os 36°C nas regiões Norte e Noroeste de Minas. 

Com a atuação da frente fria na quinta-feira (19), a instabilidade aumenta e se generaliza em todo o estado, aumentando as condições para ocorrência de chuvas em caráter de tempestade em praticamente todas as regiões. Os maiores acumulados ficam previstos para ocorrer nas regiões Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Jequitinhonha, Norte e Noroeste, Central Mineira e Metropolitana de Belo Horizonte, com acumulados variando entre 20 mm e 30 mm, podendo alcançar até os 40 mm em algumas áreas. As temperaturas mínimas permanecerão variando entre 18°C e 23°C, enquanto as máximas param de aumentar e devem variar entre 27 e 32°C.

Na sexta-feira (20), ainda com a atuação da frente fria, há probabilidade de chuvas moderadas, em caráter de tempestades isoladas, acompanhadas de raios e trovoadas em todo o estado, com maior chance de altos acumulados nas regiões Norte e Noroeste do estado, Jequitinhonha e Vale do Mucuri. As temperaturas caem, devendo as mínimas variarem entre 16°C e 21°C, enquanto as máximas devem variar entre 25 e 30°C. 

No sábado (21), o tempo tende a permanecer instável em praticamente todas as regiões de Minas Gerais, com maior destaque ainda nas regiões Norte e Noroeste do estado, Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva ao longo do dia em todas as regiões. Os maiores acumulados, previstos para estas regiões, devem ficar na casa dos 30 mm. As temperaturas mínimas ficam próximas de 16°C no Sul de Minas e variam entre 17°C e 22°C nas demais regiões, enquanto as máximas oscilam entre 24°C e 29°C.

Ao longo desses oito dias, os volumes acumulados de chuva podem chegar aos 100 mm em áreas da Zona da Mata, região Metropolitana de Belo Horizonte e Vale do Rio Doce. O cenário que pode se configurar a partir do dia 18/02 reforça o estado de atenção para a ocorrência de eventos adversos, especialmente em áreas mais suscetíveis.

 

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: contato@patosemdestaque.com.br.

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 

Fonte: : Centro de Inteligência em Defesa Civil

OUTRAS NOTÍCIAS