Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Obra sobre aves do campo experimental Sertãozinho em Patos de Minas é lançada no Brasil

A maior parte da avifauna registrada é generalista

por Weslley Raphael
17/06/2021 - 14h24

Obra sobre aves do campo experimental Sertãozinho em Patos de Minas é lançada no Brasil

Autores e fotógrafos patenses com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), por ocasião da Semana Mundial do Ambiente, lançaram no início de junho de 2021, o livro digital Aves do Campo Experimental Sertãozinho - Levantamento Preliminar e Guia Fotográfico. A edição reuniu profissionais da área de advocacia, biologia, jornalismo e zoologia. Foram registradas 146 espécies de aves pertencentes a 44 famílias e 20 ordens. O livro contém 85 páginas com classificações descritivas e ilustrativas, com nomes científico e popular de cada ave fotografada.

Os autores Adriano Lima Silveira, Lawrence Rabelo de Almeida,José Onício Rosa da Silva e Isabela de Lima Avelar Moura, pesquisaram por mais de 3 anos para o mapeamento da área e identificação de espécies da avifauna. A obra traz o levantamento das aves silvestres ocorrentes no Campo Experimental Sertãozinho e corresponde à primeira publicação abordando as aves pertencentes à fauna dos enclaves de Mata Atlântica no âmbito do Município. Segundo o biólogo e pesquisador Adriano Lima, é a primeira vez que a fauna nativa de Patos de Minas é registrada em uma obra de pesquisa, feita por quatro mãos com a participação de outros profissionais da área de comunicação gráfica.

Sobre os autores patenses: Adriano Lima Silveira (biólogo, mestre e doutor em Zoologia, consultor ambiental); Lawrence Rabelo de Almeida (advogado);  José Onício Rosa da Silva (biólogo e professor); e Isabela de Lima Avelar Moura (comunicóloga).

Para acessar gratuitamente o e-book Aves do Campo Experimental Sertãozinho, basta entrar no site e clicar no link: https://bioticafauna.wixsite.com/aves-sertaozinho

Resumo da obra:

O município de Patos de Minas situa-se na área do Cerrado e apresenta formações típicas desse bioma, principalmente campos e cerrado típico. No entanto, o município também possui enclaves de Mata Atlântica, dos quais restaram fragmentos secundários de Floresta Estacional Semidecidual, fato pouco conhecido dos patenses. O Campo Experimental Sertãozinho (Epamig) mantém alguns desses fragmentos de Mata Atlântica, que são de grande relevância para preservação da biodiversidade regional, mas ainda possuem a fauna praticamente desconhecida.

A presente obra traz o primeiro levantamento das aves silvestres ocorrentes no Campo Experimental Sertãozinho e corresponde à primeira publicação abordando a avifauna dos enclaves de Mata Atlântica do município. As aves foram amostradas com o método de busca ativa livre, no período de agosto de 2017 a maio de 2021, sendo obtidos registros por fotografia, observação direta e audição e gravação de vocalizações.

Foram registradas 146 espécies de aves, pertencentes a 44 famílias e 20 ordens. Desta diversidade, a presente obra traz fotografias de 115 espécies. Registrou-se uma expressiva riqueza de aves, no entanto, espera-se a ocorrência local de mais espécies, de modo que o presente levantamento tem caráter preliminar.

A maior parte da avifauna registrada é generalista. Apresentam maior relevância para a conservação o mutum-de-penacho (Crax fasciolata) e a arara-canindé (Ara ararauna), espécies oficialmente ameaçadas de extinção em Minas Gerais, respectivamente categorizadas como Em Perigo e Vulnerável; e também o papagaio-galego (Alipiopsitta xanthops), o soldadinho (Antilophia galeata), o chorozinho-de-bico-comprido (Herpsilochmus longirostris) e o cisqueiro-do-rio (Clibanornis rectirostris), espécies endêmicas do Cerrado. A ausência de registros de endemismos da Mata Atlântica evidencia o atual estado de degradação dos enclaves desse bioma. O estudo vem contribuir com o conhecimento da fauna de Patos de Minas e com a divulgação e valorização de suas aves.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

 

Fonte: : Civuca Costa

OUTRAS NOTÍCIAS