Patos em Destaque Whats

Produtor avança na pecuária de leite com ATeG

Alessandro diz que a transformação começou de dentro para fora

por Weslley Raphael
04/05/2022 - 12h51

Produtor avança na pecuária de leite com ATeG

Alessandro Rezende Guimarães é filho de João de Sena Guimarães, produtor de Unaí que foi atendido pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio entre 2018 e 2021, por meio da parceria do Sistema FAEMG com a Cooperativa Agropecuária de Unaí (CAPUL). No decorrer do programa, Alessandro deixou o emprego na cidade e assumiu a propriedade dentro do processo de sucessão familiar. Apaixonado pela bovinocultura de leite, ele aproveitou as oportunidades da ATeG para transformar a propriedade.

“Meu pai era modelão antigo. Eu tentava mudar, mas ele não aceitava. Chegamos a ficar três meses sem tirar leite porque as contas não fechavam. Quando começaram as visitas do técnico do programa, vi a possibilidade do meu pai aceitar as mudanças, já que ‘santo de casa não faz milagre’. Ele aceitou e começamos a mudar muita coisa”.

O técnico Frederico Reis lembra que as condições de produção na propriedade eram precárias. “Eles tinham pastos totalmente degradados, cochos e sistema de ordenha muito precários, que não favoreciam a sanidade do rebanho e a qualidade do leite. Trabalhamos muito e, ao final do programa, eles já tinham uma estrutura de ordenha exemplar, que proporcionou a melhoria da qualidade do leite, inclusive, atualmente, eles comercializam para uma empresa que paga pela qualidade do leite”.

Alessandro diz que a transformação começou de dentro para fora. “Passamos a tratar a atividade como negócio, fazendo planejamento e controlando despesas e receitas. Investimos e fizemos muitas melhorias na propriedade, como os cochos, o sistema de ordenha e a reforma das pastagens. Melhoramos o rebanho, adquirimos dois tanques de armazenamento de leite e um trator e implantamos sistema de irrigação”. 

“A produção deles vem aumentando gradativamente e hoje está em cerca de 400 litros de leite por dia. O ATeG está fazendo a diferença na vida de muitos produtores. Alessandro e o pai retomaram a atividade porque tiveram a assistência do programa nos momentos difíceis”, afirmou o técnico.

“Só estou aqui hoje vivendo da renda do leite graças ao ATeG. Se fosse só eu e meu pai, acho que a gente ainda estava na ordenha balde ao pé ou tinha parado. Só temos que agradecer ao Sistema FAEMG e a todos os envolvidos no programa”.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

Fonte: : SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS