Patos em Destaque Whats

Futsal é oferecido à crianças e jovens do bairro Residencial Gramado

O Programa Esporte no Bairro é desenvolvido há 18 meses, através de uma parceria entre a Associação de Bairro e Prefeitura

por Weslley Raphael
04/10/2016 - 10h27

Há quase 2 anos, crianças e jovens residentes no bairro Residencial Gramado têm sido contemplados com o Programa Esporte no Bairro. A conquista foi através de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e a Associação do bairro, que disponibiliza futsal para 75 alunos.

O Programa teve início em março de 2015, com o objetivo de levar a prática esportiva, o desenvolvimento, a socialização, motivação e autoconfiança aos pequenos atletas e atende jovens com idade compreendida entre 5 e 17 anos. Ao todo, são 5 turmas, que se dividem nos horários de 7h30 às 9h, de 13h30 às 15h ou de 15h às 16h30, nas segundas, quartas e quintas-feiras, na quadra poliesportiva do bairro.

As aulas são ministradas pelo educador físico e mentor do Programa, Élbio Oliveira, um dos idealizadores desta iniciativa. “Este Programa é um sonho, particularmente meu, que há anos tentava implantá-lo; sempre tive este desejo de trazer o esporte especializado para o bairro”, destacou.

De acordo com Elbio Oliveira, o projeto ainda é um programa piloto, o qual beneficia apenas o bairro Residencial Gramado. “A intenção é que se estenda para ao menos 8 a 10 bairros, para conseguirmos assim, um núcleo especializado nesta prática”, disse.

A atividade desenvolvida na comunidade trabalha com estimulação cognitiva e motora dos jovens, além de incentivar a convivência social e o cumprimento de normas, uma vez que, para participar, o aluno deve estar na escola, acatar com os horários, respeitar e interagir com os colegas e ter bom comportamento.

Mensalmente é promovido um torneio interno a fim de capacitar a competição entre os atletas. Alem deste, os jovens também participam de torneios em outros bairros. Segundo o coordenador do Programa, 16 alunos que iniciaram a prática esportiva dentro do Projeto estão hoje, nas escolinhas do Esporte Clube Mamoré e na União Recreativa dos Trabalhadores (URT), além de outros que jogam no sub-17 da URT.

“Estamos com um aluno realizando teste para integrar o Santos Futebol Clube e com muitos que irão participar do clube de futsal de Patos de Minas nos Jogos de Minas Gerais”, declarou Élbio Oliveira.

“Como já disse, sempre foi um sonho efetivar este projeto, dar oportunidade à periferia, levar o esporte aos bairros, mesmo sabendo que este não é um bairro carente financeiramente, posso afirmar que ele é desprovido de esporte, de afetividade e direção. É um programa muito importante a nível municipal, estadual e federal, visto que ajuda no combate às drogas, ocupa a mente dos jovens e desperta o interesse pelo esporte", finalizou.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS