TeraByte

Planejamento de Cardápios para cozinheiras de creches e escolas em Paracatu

Lucí dos Santos foi outra participante do curso

por Weslley Raphael
26/09/2016 - 11h25

 Cozinheiras de creches e escolas municipais de Paracatu, no Noroeste do estado, receberam, no mês passado, o curso de Planejamento de Cardápios, através de parceria entre o Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu. 

Durante cinco dias, as doze participantes do curso aprenderam tudo o que envolve o preparo de refeições: cuidados com o meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, cuidados de higiene, seleção e armazenamento dos alimentos, e planejamento de cardápios.  “O curso permitirá que elas melhorem o desempenho das atividades no trabalho, ofertando refeições melhores aos alunos, mais saudáveis e de baixo custo”, revela a pedagoga e instrutora do Senar, Márcia Ferreira.

Irací Fernandes trabalha em uma escola do município, e é uma das responsáveis pelas refeições de quase mil alunos, entre crianças, jovens e adultos. “Amo cozinhar, estou com 50 anos de idade, e nunca tinha visto algumas coisas que vi no curso. Aprendemos a utilizar tudo, não jogamos mais nada fora. Em nossa escola, já fizemos bolo de abóbora, e também rocambole de carne moída com legumes. Fica tudo uma delícia, ninguém acredita que são ingredientes que seriam descartados”, conta aos risos.

Lucí dos Santos foi outra participante do curso. Ela trabalha em uma creche municipal, que atende a mais de 50 crianças com idades entre seis meses e três anos. “Como a creche funciona em tempo integral, servimos três refeições diariamente. E é um desafio diversificar o cardápio. Mas no curso aprendemos novas receitas, utilizando todos os alimentos. Passamos a produzir uma alimentação diferente, mais saudável, com maior valor nutritivo”, conta a cozinheira.

E as cozinheiras ficaram mesmo empolgadas após o curso, até criaram um grupo no WhatsApp pra compartilhar entre elas as receitas feitas em cada creche e escola de Paracatu. “Tudo o que a gente faz, a gente compartilha no grupo. Tiramos fotos dos pratos e enviamos na mesma hora. Além de trocarmos as experiências adquiridas no curso, estamos nos aproximando umas das outras”, revela uma das participantes.

A mobilizadora do Senar, Dita Oliveira, ressalta que o curso transformou a vida das cozinheiras. “Percebo que a autoestima de cada uma delas aumentou, estão se sentindo mais capazes, mais profissionais”.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Elcio Fonseca Chaves Júnior Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS