TeraByte

Câmara realiza reunião pública para discutir coleta de lixo

Demora no recolhimento de lixo no centro da cidade, reclamações sobre os ferros-velhos e falta de punição contra os infratores, foram temas da reunião pública

por Weslley Raphael
18/09/2014 - 14h37

A Câmara Municipal de Patos de Minas realizou Reunião Pública, nesta quinta-feira (18), às 9 horas, no Plenário, com o objetivo de aprofundar as discussões sobre a coleta de lixo em Patos de Minas e buscar soluções possíveis para a melhoria na prestação do serviço público ora mencionado.

A referida reunião, uma iniciativa do Vereador Lásaro Borges de Oliveira, Presidente da Comissão de Participação Popular (CPP) da Câmara Municipal de Patos de Minas, serviu também para discutir o problema dos depósitos de material reciclável, os chamados "ferros velhos", motivo de muita reclamação de moradores das áreas em que eles estão localizados, principalmente nos bairros Santo Antônio, Vila Garcia e Alvorada.

De acordo com o Presidente da CPP do Legislativo, ele foi procurado por moradores do bairro Santo Antônio que o entregaram um abaixo assinado com mais de 200 assinaturas, pedindo providências urgentes contra um depósito de ferro velho. O documento informa que foram registrados mais de 150 casos de dengue no referido bairro.

Apesar do público reduzido, a discussão foi interessante e começou com uma exposição de fotos mostrando grande quantidade de lixo no centro da cidade, que demora a ser recolhido.

O Vereador Lásaro Borges lembrou que o assunto já foi discutido em audiência pública na Câmara Municipal e colocou alguns pontos que, segundo ele, carecem de medidas urgentes da Administração Municipal. Dentre eles, citou os seguintes:

·       Falta de uma campanha permanente de conscientização das pessoas sobre horários e locais de colocação do lixo para recolhimento; e

·    Ausência de fiscalização incisiva e punição por parte dos órgãos competentes sobre os abusos praticados, inclusive por comerciantes do centro da cidade.

O Presidente do Conselho Municipal de Defesa e Preservação do Meio Ambiente (Codema), Ivanildo Alves Zica, pontuou várias situações de desrespeito ao meio ambiente e de descumprimento das normas legais, como notificações e multas. O ambientalista sugeriu que os vereadores tomem iniciativas mais drásticas e, também, ressaltou a necessidade da discussão: "A situação é séria, são muitas as irresponsabilidades, não podemos parar de atacar essa situação e acho que cada um deve, na sua respectiva área, assumir sua responsabilidade".

O Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Civuca Costa, disse que foi importante a iniciativa e acrescentou: "a Administração Municipal avançou em algumas questões e vai continuar atenta para fazer o que for preciso em relação ao problema".

O Vereador Valdir Reis cumprimentou a CPP pela reunião e manifestou apoio para ajudar a encontrar as soluções necessárias.

Numa avaliação final, o Vereador Lásaro Borges, como Presidente da Comissão de Participação Popular, que conta também com os Vereadores João Bosco de Castro Borges (Bosquinho) e Vicente de Paula Sousa, considerou boa a reunião e garantiu que não vai desistir da luta. Como próximas medidas, anunciou: "Entendo que é preciso colocar contêineres no centro da cidade, mas parece que não querem, vou contar com os colegas vereadores para encaminhar quantos requerimentos forem necessários ao prefeito, solicitando a destinação de uma área para tirar os ferros velhos da cidade e ao Ministério Público para agir contra os que insistem em manter lixo e áreas poluídas em áreas habitadas. Agradeço aos que compareceram, incluindo a imprensa".

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook .

  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS