UNIPAM

Aceitação de médicos cubanos é positiva em Unidades de Saúde

Identificação com profissionais estrangeiros tem sido motivo de elogios de colegas e pacientes

por Weslley Raphael
31/07/2014 - 17h30

Há 3 meses, Patos de Minas recebeu quatro médicos estrangeiros do programa “Mais Médicos”. O que no início era visto com certa desconfiança por parte da população, hoje é motivo de satisfação. Funcionários e pacientes das Unidades de Saúde não poupam elogios aos profissionais cubanos. 

Na UAPS do CAIC, no bairro Jardim Esperança, o médico Alfonso Leonardo Reyes Gonzales atende a comunidade de segunda a sexta-feira. Além do sotaque espanhol, a cordialidade e atenção são referências das pessoas que já consultaram com o médico cubano. 

Na tarde desta terça-feira, a aposentada Luzia Ferreira Mendes, 58 anos, era uma das pacientes que estava na fila de espera para consultar com Dr. Alfonso pela primeira vez. “Pelo que eu saiba e já li Cuba é o melhor centro de tratamento para a saúde. A minha expectativa, então, é a de que seja uma boa consulta, já que todo mundo fala muito bem dele”, disse. 

A técnica em enfermagem Simone Soares confirma a aceitação positiva dos médicos estrangeiros. Segunda ela, Dr. Alfonso é muito querido por todos os funcionários e pacientes da UBS do Caic. “Ele é muito humano, atende bem e o paciente sai da sala de consulta elogiando-o”, ressalta. 

Os outros três profissionais de medicina que vieram de Cuba para Patos de Minas são Kátia Clara Cintra Tornes, Jaime Garcia e Osires Herrera Lopes. 

Eles estão atendendo nas unidades básicas de saúde do Jardim Panorâmico, Guanabara e André Luiz. “Nós estamos recebendo muitos elogios; as pessoas estão satisfeitas com o trabalho realizado por esses médicos generalistas”, destacou o Secretário Municipal de Saúde, Dirceu Deocleciano Pacheco.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook .

Fonte: : ASCOM

OUTRAS NOTÍCIAS