Patos em Destaque Whats

Alunos da rede estadual farão provas do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação

Em Minas, mais de 951 mil estudantes de escolas municipais e estaduais participarão dos testes do Proalfa e do Proeb

por Weslley Raphael
20/10/2016 - 10h42

As escolas mineiras já têm compromisso marcado para a última semana do mês de outubro. Entre os dias 24 e 28/10 (segunda a sexta-feira), serão aplicadas as provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Em Minas Gerais, quase 280 mil estudantes da rede estadual e das redes municipais de ensino farão as provas do Pralfa e 617,6 mil farão os testes do Proeb. As avaliações integram o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação (Simave). 

Em 2016, os testes do Proeb serão aplicados aos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Já o Proalfa é aplicado aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. 

Para auxiliar na aplicação das provas, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) já realizou, neste ano, a capacitação dos técnicos das Superintendências Regionais de Ensino (SREs). No retorno às regionais, é deles a responsabilidade de capacitar os diretores das escolas que, por sua vez, assumem a capacitação dos professores aplicadores. Além disso, todas as escolas receberão um manual de aplicação das provas e um vídeo com orientações.

Entenda o Simave

O Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação (Simave) foi idealizado com vistas ao levantamento de informações acerca do desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio do sistema público de educação do Estado em avaliações externas: Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).

O Proalfa é uma avaliação anual e censitária para alunos do 3º ano do Ensino fundamental para avaliar o desempenho dos estudantes em procedimentos de Leitura. Já o Proeb avalia competências expressas pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio em Língua Portuguesa e Matemática.

A partir de 2015, o Simave passou por algumas mudanças, a inclusão da avaliação em outras etapas de ensino: além do 5 º e 9 º anos do Ensino Fundamental e do 3 º ano do Ensino Médio, a avaliação passou a abranger também o 7 º ano do Ensino Fundamental e o 1 º ano do Ensino Médio, proporcionando uma melhor análise do processo de aprendizagem dos estudantes.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Agência Minas.

OUTRAS NOTÍCIAS