UNIPAM

Salão da solidariedade é realizado por membros do Outubro Rosa

Durante todo o dia, houve trabalhos de pedicure, manicure e cortes de cabelos

por Weslley Raphael
23/10/2014 - 11h02

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 22 de outubro, na Praça do Coreto, centro de Patos de Minas, o salão da solidariedade realizado por membros do outubro rosa. Segundo o superintendente regional de saúde, Lindomar Babilônia, esse evento é muito importante e a participação do público é de suma importância à conscientização da causa.

Durante todo o dia, houve trabalhos de pedicure, manicure e cortes de cabelos. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

“O objetivo é unir o útil ao agradável, sempre com esse foco de conscientizar e não deixar para depois. Nós temos a mania de deixar para depois aquelas questões que são essenciais no nosso cuidado com a vida”, disse o superintendente.

Ainda de acordo com Lindomar, os cabelos cortados foram doados para a entidade Pró-Curar-Se. Diversas ações ainda serão realizadas. A campanha denominada “Outubro Rosa”, simboliza o laço de união e confraternidade.

A Fundação de Prevenção e Apoio à Pessoa com Câncer – Pró-Curar-Se, surgiu em outubro de 1999, a partir de um abaixo-assinado solicitando aos órgãos competentes, o funcionamento de uma clínica oncológica.

A partir de então, surgiu o Grupo de Terapia da Fundação, onde juntamente às suas fundadoras outros pacientes se reuniam para dividir experiências sobre a doença e o tratamento. Em 21 de fevereiro de 2002 adquiriu o título de pessoa jurídica de direito privado e de fins não lucrativos, de assistência social e com autonomia administrativa e financeira.

Em 2009, com a chegada da Clínica Oncológica AZ do Noroeste em Patos de Minas, um grande número de pessoas carentes dos 32 municípios da região são encaminhadas a esta clínica, ampliando a necessidade de assistência as mesmas por parte da Pró-Curar-Se, funcionando também como abrigo para estas pessoas.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook .

  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS