Patos em Destaque Whats

Vacina Tetraviral está em falta em Patos de Minas e região

Estatísticas da doença registradas em Minas Gerais mostram que os números caíram significativamente

por Weslley Raphael
07/10/2015 - 09h48

Com a chegada da primavera, dá-se início ao período de maior incidência da varicela, também conhecida como catapora, doença infecciosa causada pelo vírus varicela-zoster. Nos meses de setembro e outubro, é comum o aumento de número de casos.

Altamente contagiosa, mas geralmente benigna, a transmissão da catapora se dá através da saliva ou secreções respiratórias, ou por contato com o líquido do interior das vesículas.

A vacina contra a catapora entrou no Calendário Nacional de Vacinação em setembro, de 2013, sendo incluída na tetraviral, que também é protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Em Minas Gerais, a vacina foi oferecida na mesma época e deve ser tomada quando a criança completa 15 meses.

Estatísticas da doença registradas em Minas Gerais mostram que os números caíram significativamente. Segundo o diretor da unidade, Luis Fernando Andrade de Carvalho, em 2013, foram 1.509 casos, enquanto que em 2014, 368. Em 2016, até o dia 17 de setembro, houve 104 registros.

Segundo a Coordenadora do Núcleo de Epidemiologia, Marisol Tavares de Sousa, a vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) é segura e bem tolerada, com elevada proteção contra as formas graves desta doença (acima de 95% após administração de uma dose). Porém, a mesma vacina está em falta em Patos de Minas e toda região.

"Não é só em Patos de Minas. Existe a vacina, mas nesse momento não recebemos estoque para atender a população menor de 1 ano. Não é só essa que estamos em falta, algumas outras vacinas como Hepatite e BCG também. A justificativa do Ministério é que alguns laboratórios tiveram que se adequar e por isso a produção diminuiu um pouco", finalizou.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 9681 6644.

  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS