FPM

UFU acata recomendação do MPF/MG e adota mudanças no vestibular para candidatos com deficiência

Universidade disponibilizará a estrutura necessária em todas as cidades em que ocorrem as provas

por Weslley Raphael
27/10/2016 - 11h56

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) atendeu recomendação do Ministério Público Federal (MPF) em Patos de Minas (MG) para disponibilizar a mesma estrutura para pessoas com deficiência que optarem por realizar provas de graduação fora do município de Uberlândia. O processo seletivo para entrar na universidade também é realizado nas cidades de Patos de Minas, Ituiutaba, Monte Carmelo, Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP).

Atualmente, o vestibular da UFU oferece atendimento especial - como auxílio ledor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) - somente no Campus Santa Mônica, em Uberlândia. A justificativa da universidade é de que o setor especial seria montado somente nesta cidade por razões de logística.

Para o MPF, não é razoável a obrigatoriedade de deslocamento de pessoas com deficiência até Uberlândia para a realização das provas, tendo em vista a disponibilidade de fazê-las em outras localidades, possivelmente mais próximas dos candidatos. 
 
“As condições de acesso à educação superior pelas pessoas com deficiência devem ser garantidas por meio de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena, em igualdade de oportunidades e condições com as demais pessoas”, diz o texto da recomendação.

Em ofício, a reitoria da universidade informou o acatamento da recomendação. De acordo com a diretoria de Processos Seletivos da UFU, a partir do vestibular de 2017, será disponibilizada estrutura de atendimento especial nas provas destinadas aos candidatos com deficiência em todas as cidades previstas no edital.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Assessoria de Comunicação Social Ministério Público Federal em Minas Gerais.

OUTRAS NOTÍCIAS