UNIPAM

Alunos do Unipam desenvolvem Projeto com crianças da Fundação Promam

"Todo focinho merece um carinho", mostrou os cuidados que se deve ter com os animais.

por Weslley Raphael
01/12/2015 - 11h10

No ultimo sábado (28), alunos do 4º período do curso de Medicina Veterinária diurno do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) realizaram o projeto “Todo focinho merece um carinho” com as crianças e os jovens da Fundação Promam, na Escola Agrícola da Universidade.

A turma de universitários composta por 55 alunos dividiu-se em dois grupos e desenvolveu dois projetos, sendo um com a Fundação Promam e outro com a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE).

Os trabalhos foram desenvolvidos durante todo o semestre na disciplina de Projeto Integrador, coordenados pelo professor Sady Alexis, com objetivo de levar informações sobre os animais às pessoas que não tem acesso facilitado. “O assunto Guarda Responsável de Animais Selvagens foi proposto pela disciplina, mas toda ideia e execução foi exclusivamente dos alunos, que se empenharam bastante estes últimos meses para a realização do Projeto”, destacou o professor.

A disciplina mais conhecida como PI é elaborada nos cursos da Universidade e tem a finalidade de habilitar os alunos a produzirem trabalhos finais de curso, como TCC, por exemplo, e também de prepará-los para os contratempos da vida. 

Segundo o professor, o Projeto Integrador é um crescimento profissional e pessoal para os universitários. “Eles idealizam algo, formulam e colocam em prática; nós, professores, apenas valorizamos as melhores ideias”, finalizou Sady.

Dessa forma, dentre vários projetos criados pelos alunos, a turma avaliou e selecionou dois deles. Neste, desenvolvido com a Fundação Promam, os jovens futuros médicos-veterinários criaram 6 atividades em forma de brincadeiras a fim de sensibilizarem as crianças sobre os cuidados adequados que se deve ter com os animais.

“Caça-figuras, quem sou eu?, vasilha cheia, corrida da colher, caminho da bicharada e cantinho das artes”, foram os passatempos confeccionados para as crianças, os quais levaram um grande aprendizado a elas; além de todo entretenimento e diversão, as brincadeiras instruíram a respeito da importância de dar água limpa aos animais; a dificuldade que aqueles passam nas ruas e a gravidade dos maus tratos que sofrem.

“As atividades foram organizadas para mostrar às crianças a importância da posse responsável, com brincadeiras que estimulam elas a cuidarem melhor dos animais”, destacou a universitária Alana Vasconcelos.

Estiveram presentes nessa manhã de conhecimento e recreação em torno de 15 alunos do Unipam juntamente com o professor; 60 crianças e jovens dos programas Viva Cristavo e Edificar da Fundação Promam acompanhados da primeira dama e presidente da Fundação Gleide Lucas Rodrigues, a diretora interina Cicília de Almeida, a coordenadora do núcleo Cristavo Patrícia Sousa e diversas professoras.

De acordo com coordenadora Patrícia Souza, as crianças participaram de todas as atividades propostas, e com o aprendizado adquirido, discutiam com os colegas. “Foi muito satisfatório ver a alegria estampada no rosto das crianças; e muito importante todo o ensinamento, os valores repassados, principalmente o cuidado correto com os animais, que é o mais relevante”, ressaltou.

Os presentes contaram com café da manhã, e ao fim foi sorteada uma cesta de prêmios para as crianças da Fundação; no entanto, todos eles receberam um saco surpresa carregado de delícias, como prêmio de consolação. Houve também uma apresentação com um cavalo e um cachorro que deixou as crianças muito entusiasmadas.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 9681 6644.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS