UNIPAM

Alunos do distrito de Posses do Chumbo participam de Dia de Campo

Os proprietários e colaboradores da fazenda realizam uma mistura moderna e inteligente de comércio, produção e preservação ambiental, acima dos termos legais

por Weslley Raphael
23/09/2014 - 10h22

Na manhã do dia 19 de setembro, sexta-feira, aconteceu o sétimo ano do Dia de Campo da Escola Municipal Gino André Barbosa, do Distrito de Posses do Chumbo, por ocasião da aproximação do Dia da Árvore e o início da primavera brasileira.

As atividades que envolveram palestras ambientais ao ar livre sobre a água e o plantio de árvores nativas, aconteceram na Chácara Fazenda Colônia Agrícola, de propriedade do casal Marcos Heitor e Sheila Veloso. Um casal que pratica o desenvolvimento sustentável no sentido correto da palavra em suas ações rotineiras. 

Os diretores, professores e cerca de 90 alunos da escola de Posses do Chumbo participaram do Dia de Campo. Também prestigiaram o evento a Secretária Municipal de Educação, Marlene Porto, o presidente do Cima, Beto Gustavo, engenheiro do IEF, Irineu Caixeta, o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Civuca Costa e representantes de várias empresas ligadas a equipamentos agrícolas.

A área cedida para o Dia de Campo é uma propriedade rural com produção de café tipo exportação e tem um projeto muito inteligente e ecologicamente correto que é a preservação e conservação de floresta com nascentes de 20 hectares de extensão de reserva legal e mata de preservação permanente.

"Tudo começou para a recuperação de uma nascente que estava quase seca. O ato de salvar uma nascente foi acrescido com um projeto arrojado de plantio de árvores e a recuperação de outras minas de água. No lugar da pastagem hoje é uma grande e rica floresta com toda a biodiversidade de espécies da fauna e da flora", explica com alegria e emoção, Dona Sheila Veloso, proprietária do local e apaixonada pela natureza. 

A chácara fazenda Colônia Agrícola possui uma área de mais de 140 hectares, incluindo a produção de café e a reserva da floresta construída e revitalizada pelos próprios donos e funcionários da propriedade rural. 

Os proprietários e colaboradores da fazenda realizam uma mistura moderna e inteligente de comércio, produção e preservação ambiental, acima dos termos legais. "Os donos da propriedade têm visão de futuro sem perder as raízes com as coisas simples da roça, transformando uma pastagem em uma bela floresta", observa Irineu Caixeta, técnico do IEF Regional de Patos de Minas.

Na ação do 7º Dia de Campo foram plantadas cerca de 100 mudas de árvores nativas e frutíferas em área descampada da floresta. Segundo os professores da Escola Gino André de Posses do Chumbo e as servidoras da Semed, várias mudas que foram plantas ao longo das edições do projeto hoje são árvores adultas que compõem a área de vegetação da floresta.

No ano passado, a Escola Municipal Gino André Barbosa foi contemplada com o Troféu Cima 2013, pelos importantes projetos desenvolvidos com alunos no âmbito ambiental. Segundo a diretora da escola, Vera Lúcia da Silva Justino, o Dia de Campo é muito importante para despertar nos alunos os princípios de cidadania e o compromisso com o meio ambiente desde cedo e frisa que esta é uma das principais ações da escola.

Cerca de 200 pessoas participaram da expedição na Colônia Agrícola. Na parte da manhã, antes do plantio de mudas de árvores, foi servido um lanche aos participantes.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook .

Fonte: : ASCOM

OUTRAS NOTÍCIAS