Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Aluno de Medicina participa de Congresso de Cirurgia em Belo Horizonte

Para Elcio Moreira, o congresso foi uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos na universidade.

por Weslley Raphael
22/10/2014 - 15h46

Elcio Moreira Alves, aluno do 10° período do curso de Medicina, do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), participou de 9 a 11 de outubro, do Congresso do Setor IV do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, realizado em Belo Horizonte (MG). O evento contou com a participação da comunidade cirúrgica, estudantes e residentes de cirurgia.

Na oportunidade, Elcio Moreira apresentou o trabalho intitulado, “Ruptura tardia de hematoma subcapsular esplênico em paciente politraumatizado – relato de caso”, realizado juntamente com a aluna Rafaela Lara Silva Barbosa e orientado pelo professor Edson Antonacci Júnior, cirurgião geral e coordenador do internato de cirurgia do curso de Medicina do UNIPAM.

O caso apresentado é referente a um fato raro ocorrido em paciente vítima de acidente automobilístico que apresentou múltiplas lesões e após 13 dias de evolução insatisfatória foi encaminhado para o serviço de cirurgia geral do Hospital Nossa Senhora de Fátima (HNSF). Posteriormente, ele foi submetido a exames e a decorticação pulmonar por videotoracoscopia. No entanto, após 21 dias de evolução do trauma o paciente apresentou choque hipovolêmico decorrente a ruptura tardia de um hematoma subcapsular esplênico. Ele foi submetido a esplenectomia total e apresentou boa evolução pós-operatória.

Para Elcio Moreira, o congresso foi uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos na universidade. Ele acrescenta ainda que participar da apresentação de pôsteres foi muito importante, pois foi uma possibilidade para mostrar os trabalhos que são desenvolvidos durante o internato de cirurgia.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook .

Fonte: : Assessoria de Comunicação - UNIPAM

OUTRAS NOTÍCIAS