UNIPAM

Árvores danificadas serão retiradas do Parque Municipal do Mocambo

Hoje, o Parque do Mocambo abriga o Conservatório Municipal de Música

por Weslley Raphael
31/03/2015 - 18h27

Serão retiradas do Parque Municipal do Mocambo, cerca de 6 árvores que estão danificadas e oferecem risco a população, de acordo com o Presidente do Codema, Ivanildo Alves Zica, em entrevista realizada na manhã desta terça-feira, 31 de março, para uma conceituada emissora de rádio de Patos de Minas. Com o aumento de fluxo de pessoas, o local está recebendo uma atenção e um carinho especial.

Hoje, o Parque do Mocambo abriga o Conservatório Municipal de Música. O Parque tem mais de 17 hectares com ampla área de lazer, que proporcionará aos visitantes estar em contato com a natureza exuberante do Parque. Têm lagoas, fauna e flora preservadas, diversas espécies de pássaros e plantas do cerrado. Conta com uma infraestrutura para abrigar mais de 2000 pessoas em eventos.

Ainda de acordo com Ivanildo, de imediato após o corte, será plantado um jardim com espécies nativas, dentre elas quaresmeira e ipê. A quaresmeira é uma árvore de beleza notável, que encanta por sua elegância e exuberante floração. Seu porte geralmente é pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura. O tronco pode ser simples ou múltiplo, com diâmetro de 30 a 40 cm. As folhas são simples, elípticas, pubescentes, coriáceas, com nervuras longitudinais bem marcadas e margens inteiras.

A árvore do ipê é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovida de folhas. Estas dão lugar às flores - amarelas-ouro, brancas ou roxas – que estampam belas manchas coloridas nas paisagens do País. O ipê floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro. Sua madeira é bela, de cor castanho-oliva ou castanho-avermelhada, e com veios resinosos mais escuros. Após o período da floração, aparecem as folhas digitadas, com 5 a 7 folíolos. No inverno, porém, a árvore se apresenta totalmente despida de folhas e flores.

Com o aumento de visitantes, o “piscinão”, uma piscina artificial, recentemente recebeu água e, em breve, contará com os pedalinhos que estavam na Lagoa Grande. O local voltará a ser um importante espaço de lazer do público formado principalmente por famílias.  A expectativa é que em breve o município realizará várias atividades artístico-culturais em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura.

Fotos: Aldieres Brito.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 9681 6644.

  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS