FPM

Festa do Rosário reúne milhares de fiéis em Rio Paranaíba

Não deixe de participar conosco!

por Weslley Raphael
04/05/2015 - 11h05

O terceiro dia da festividade religiosa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito deixou registrado novamente na história da Paróquia São Francisco das Chagas, a expressão da fé através dos milhares de congadeiros e moçambiqueiros que estiveram presentes em Rio Paranaíba neste domingo (03). Os 22 ternos de congadas e moçambiques que vieram de várias cidades do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro trouxeram a riqueza da devoção à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

A programação começou cedo, com a alvorada festiva, às 05h, anunciando que o dia seria de festa e devoção. Por volta das 06h30min, alguns ternos de congadas e moçambiques já começaram a chegar na cidade, sendo recebido pela equipe organizadora da festa na Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura com o café da manhã, que fora preparado durante toda a noite por vários voluntários.

Durante nossa cobertura no evento, encontramos com Monsenhor Magno Nascimento, que é responsável pelos congados e moçambiques em Diocese de Patos de Minas. Em entrevista à nossa reportagem, o sacerdote disse que o momento era para recordar a perseverança na transmissão de fé, cultura e ensinos religiosos e conclui: “Acho que todos nós nos emocionamos quando vemos esse grupo mais velho sempre na companhia de jovens e criança. Então são valores que são repassados de geração em geração através da fé, do louvor, do canto, da dança e da iniciação desses jovens nos manuseios destes instrumentos, articulações das vozes também, tudo com esse intuito bonito de manifestar a fé e a continuidade da vida”.

Às 09h os ternos começaram a procissão até a Igreja do Rosário, no centro da cidade, para saudarem a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. O desfile dos ternos prendeu a atenção de vários moradores de Rio Paranaíba que acompanharam os foliões até a capela. Após todos os ternos saudarem Nossa Senhora e São Benedito na Igreja do Rosário, seguiram então para o Parque de Exposições Francisco Miguel da Rocha para o tradicional ‘almoço do Rosário’. Com o cardápio variado, os visitantes e moradores da cidade puderam saborearam que foi preparado por todos os festeiros e voluntários.

Segundo a Comissão Organizadora do evento, cerca de 04 mil pessoas almoçaram no Parque de Exposições. No período vespertino, os foliões saíram em procissão até a Rua Dona Maria Terta para acompanharem o Reinado do Rosário até a Praça da Igreja do Rosário onde foi celebrada a celebração eucarística com a presença do Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Lagoa Formosa, Pe. Hemerson Oliveira.

Durante sua pregação, o vigário paroquial exortou aos fiéis que é preciso sempre permanecer ligados ao tronco que é Jesus Cristo e continuar louvando e bendizendo a devoção à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Após a celebração eucarística, foi iniciada a procissão com as imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito acompanhadas pelos ternos de congadas e moçambiques.

Mesmo cansados, os foliões louvavam e dançavam saudando seus padroeiros durante o trajeto da procissão. Retornando à Praça do Rosário, Pe. Hemerson agradeceu em nome da Paróquia São Francisco das Chagas, a todos os visitantes que abrilhantes mais um ano a Festa do Rosário. O Congo Sereno de Rio Paranaíba realizou a coração à Nossa Senhora do Rosário e a homenagem a São Benedito, após a procissão.

Nossa equipe pôde perceber que durante a coroação e homenagem, várias pessoas cantavam junto com o terno de congadas e se emocionavam. Em seus cânticos, o Congo Sereno fez memória a dois membros que já faleceram e que fizeram parte da história do terno.

Pe. Hemerson encerrou a celebração eucarística convidando todos os presentes para o jantar que seria servido também no Parque de Exposições e que também havia preparado pelos festeiros e voluntários da Festa do Rosário. Nesta segunda-feira (04), encerrando a festividade religiosa, teremos o descimento dos mastros de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Não deixe de participar conosco!

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 9681 6644.

Fonte: : Gilberto Martins – Graduando em Jornalismo
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS