Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Município nomeia comissão de fiscalização de obras da Copasa

Portaria de nomeação foi apresentada ao Codema pela Diretoria de Meio Ambiente em reunião do dia 19 de outubro

por Weslley Raphael
20/10/2016 - 11h53

O prefeito municipal de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, nomeou os novos membros da comissão que irá acompanhar e fiscalizar o andamento das obras e intervenções físicas dos serviços prestados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa, conforme preconiza o convênio de cooperação entre Município e o Estado de Minas Gerais. 

A portaria de nº 3646 foi publicada em 13 de setembro de 2016, atendendo a uma recomendação da diretoria de Meio Ambiente, via processo administrativo nº 014784 protocolado no dia 2 de setembro deste ano, encaminhado ao chefe do Executivo, solicitando a reativação da Comissão de Fiscalização de Intervenções e Obras da Copasa. 

Por meio ao Ofício nº 196/2016, o diretor de Meio Ambiente, Eugênio Pacelli Civuca Costa, solicitou a nomeação de comissão composta por servidores públicos e técnicos da engenharia, com o objetivo de acompanhar e monitorar os serviços prestados pela empresa de distribuição de água, tratamento de esgoto, coleta e intercepção na sede e distritos pertencentes ao município de Patos de Minas. 

Foram nomeados os seguintes servidores municipais: Whaler Eustáquio Dias, Marco Túlio rocha Porto e Adão José Valentim, ficando revogada a Portaria nº 2997 de 20 de agosto de 2009. 

Segundo a diretoria de Meio Ambiente, a composição da referida comissão está prevista no Convênio de Cooperação do Contrato de Programa firmado entre Copasa e município de Patos de Minas, sob o número de processo: 972740. O Contrato de Programa prevê nos termos estabelecidos no Convênio de Cooperação de 27 de novembro de 2008, entre si celebram o Estado de Minas Gerais, o município de Patos de Minas e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais, para a prestação de serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

A DMA informa no texto protocolado que várias intervenções e obras estão sendo realizadas em várias partes do município pela Copasa, sem nenhuma fiscalização e acompanhamento técnico, dentre outras: o funcionamento da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto; construção de elevatórias e interceptores; cumprimento de medidas mitigadoras e de compensações urbanas e ambientais; doação de mudas; reparos em intervenções em vias públicas (asfalto de má qualidade); distribuição de água e serviços de esgotamento sanitário; cumprimento de cláusulas de contrato; emissão de relatórios regulares ao município (descritivos e informativos), dentre outras responsabilidades constadas nos anexos do Contrato. A comissão nomeada terá a função de tais cobrança além da fiscalização e acompanhamento dos serviços da Copasa, em Patos de Minas.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS