TeraByte

Prefeitura realiza reunião com servidores para melhoria no Parque do Mocambo

Muitas medidas já foram tomadas este ano pela Prefeitura Municipal em relação ao Parque

por Weslley Raphael
22/10/2013 - 09h11

Na sexta-feira, 11 de outubro, às 14h, houve uma reunião entre representantes da Prefeitura Municipal e os servidores municipais que cuidam da administração e manutenção do Parque Municipal do Mocambo.

A reunião contou com a presença do Diretor de Meio Ambiente, Eugênio Pacelli Civuca Costa; do Secretário de Planejamento, João Paulo Alves de Faria; de Leomar Leandro da Silva e do novo diretor de órgão, Edinir Marques Rodrigues.

O objetivo do encontro foi informar sobre medidas que serão implantadas no local para melhorias e revitalização do Parque. No momento, o Mocambo conta com 14 funcionários com variadas funções, entre: auxiliares de serviço, jardineiros, garis, zeladores de banheiros, capina, plantio de árvores, varrição, vigias, rondantes, encarregado e diretor de órgão. Existem funcionários que atuam no Parque do Mocambo há 23 anos.

Na reunião, foram levantados alguns problemas estruturais nas áreas do Parque, como danos em redes pluviais, assoreamento de algumas lagoas e represas, a presença de plantas exóticas invadindo as vegetações nativas, entradas abertas 24 horas, pouca unidades de lixeiras e residências que destinam esgoto para dentro do Mocambo, além da falta de alguns material e alguns equipamentos. A Prefeitura, através das Secretarias de Planejamento e Infraestrutura e setor de Meio Ambiente, está buscando soluções para tais problemas.

Muitas medidas já foram tomadas este ano pela Prefeitura Municipal em relação ao Parque. A instalação de Guarda Armada para o aumento da segurança e o controle da erosão na parte alta do Parque são ações de melhorias do local. A realização de Curso de Brigada de Incêndio aconteceu no mês passado, com o apoio da Cia. do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas.

As visitas orientadas também foram programas criados pela atual administração e que vêm atraindo famílias e a realização de eventos culturais e socioambientais nas áreas do Parque. O local recebeu pintura de cal nos meios-fios e a troca de instalação elétrica para a Festa das Crianças, que aconteceu no domingo, 13 de outubro. A pedido da Diretoria de Meio Ambiente, está sendo instalado um telefone público (orelhão) na porta do Conservatório Municipal, para servir aos alunos da Escola de Música, no Parque do Mocambo.

Segundo o Diretor de Meio Ambiente, Civuca Costa, na entrada do Parque será instalado, em parceria com o 15º Batalhão de Polícia Militar, um posto do Relatório de Eventos de Defesa Social (REDS).

A administração do local será transferida da casa dos fundos para a parte de entrada do Parque do Mocambo, para receber melhor os visitantes e monitoramento do local. A sala da administração ficará ao lado da sala do Posto de Ocorrência Policial, com a presença de Rádio Patrulha, aumentando, assim, a segurança e a proteção do local.

Em novembro deste ano, o Parque do Mocambo receberá 2 mil mudas de espécies nativas para serem plantadas em áreas de pouca vegetação. A ação é uma parceria entre o Município e o Grupo Algar. A empresa de telefonia fornecerá as árvores como medida compensatória. A Diretoria de Meio Ambiente mobilizará entidades ambientais e estudantes para o mutirão verde de plantio de árvores no Parque do Mocambo.

Fonte: : Assessoria de Comunicação Prefeitura de Patos de Minas
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS