FPM

Lagoa Grande e meio ambiente foram temas de encontro com alunos do Senac

Existe um valor aprovado pelo Governo Federal na ordem de 586 mil reais, já depositado na Agência da Caixa Federal com destinação exclusiva para o desassoreamento da Lagoa Grande.

por Weslley Raphael
06/03/2015 - 10h23

No dia 20 de fevereiro, de 10 às 12 horas, os servidores públicos Civuca Costa (Diretor de Meio Ambiente) e Virgílio Borges (Secretário Municipal de Planejamento Urbano) foram convidados por alunos do Senac para informar sobre dados e processo atual de revitalização da Lagoa Grande e outros assuntos relacionados ao meio ambiente de Patos de Minas. 

O encontro foi coordenado pelo professor e psicólogo do Senac, Américo Sousa, com a participação da turma de estudantes com trabalho de pesquisa sobre a sustentabilidade urbana no âmbito do Município. 

Civuca Costa e Virgílio Borges, representantes do Poder Público Municipal, discorreram sobre as etapas e reuniões que aconteceram desde o ano passado para a elaboração de projeto de desassoreamento e revitalização da Lagoa Grande. O diretor de Meio Ambiente informou aos alunos do Senac sobre números históricos do Parque da Lagoa Grande que foi criado através da Lei 1820 de 1982, sendo denominado de Parque Recreativo Dr. Itagiba, na área urbana compreendida entre a avenida Piauí, rua Barão do Rio Branco, Amazonas, Acre e Ouro Preto, da planta cadastral de Patos de Minas, setor 16, onde se localizava a chamada Lagoa do Japonês. 

Em 1992, houve alteração na redação da lei com nova Lei nº 3.029/92, do Artigo 1º, com a redação: A Lei nº 1820/1982 de 6 de agosto de 1982 passa a vigorar com o seguinte texto: Fica denominada de Parque Dr. Itagiba Augusto Silva a área urbana, entre as ruas citadas acima, onde se localiza a chamada Lagoa do Japonês. 

Segundo a diretoria de Meio Ambiente, a Lagoa foi urbanizada em meados dos anos 1980 quando passou a se chamar Lagoa Grande com a ampliação de sua lâmina de água e instalação de projeto elétrico, de arborização e pavimentação da área. A Lagoa Grande possui lâmina de água com 55.285,75 m2; a ilha menor tem 154 m2 e a ilha maior com 1.360 m2. Pista de caminhada tem uma extensão de 1.089,00 metros e largura de 7 metros. Os bairros adjacentes à lagoa são: Lagoa Grande, Cristo Redentor, Brasil, Vila Rosa, Santa Terezinha, Santa Luzia e Cônego Getúlio.

O Secretário de Planejamento, Virgílio Borges, informou aos estudantes sobre a situação atual do processo de revitalização da Lagoa Grande. Discorreu também sobre o papel da pasta do Planejamento em Patos de Minas. Sobre a revitalização da Lagoa, o titular da Seplan informou que o processo está bem adiantado. Depois de vários encontros entre Prefeitura e Copasa ficaram definidas algumas ações pontuais, como a elaboração de projeto de engenharia e manejo (que está pronto e aprovado na Caixa Econômica Federal); os licenciamentos ambientais e outorgas para as devidas intervenções na Lagoa Grande e licença ambiental de voçoroca para a destinação dos resíduos (lama) que serão retirados durante o desassoreamento do referido parque.

A autorização ambiental de funcionamento foi liberada pela Supram em 29 de janeiro de 2015, sob nº 00389/2015 com prazo de validade de 4 anos, com vencimento em 29/01/2019. A voçoroca licenciada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental - Copam fica situada na rua São Geraldo, 1345 - bairro Residencial Sorriso em Patos de Minas, para atividade de aterro e área de reciclagem de resíduos retirados da Lagoa Grande durante a sua revitalização. 

Existe um valor aprovado pelo Governo Federal na ordem de 586 mil reais, já depositado na Agência da Caixa Federal com destinação exclusiva para o desassoreamento da Lagoa Grande. O processo licitatório também foi realizado e a empresa vencedora irá apresentar o projeto de execução ainda no mês de março, segundo informou Virgílio Borges. 

O Parque Municipal do Mocambo, programas de arborização urbana e ações ambientais para a proteção e preservação de nascentes e recursos hídricos, além de leis e plano de educação ambiental, também foram assuntos abordados durante o encontro com os alunos do Senac em Patos de Minas.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 9681 6644.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS