Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Casa da Acolhida Benvinda promove palestra sobre a importância do diagnóstico e prevenção do câncer

Os representantes da Secretaria do Desenvolvimento Social e do Creas foram convidados pela instituição

por Weslley Raphael
22/07/2016 - 11h01

A Casa da Acolhida Benvinda promoveu nessa quinta-feira, 21 de julho, uma palestra sobre a importância do diagnóstico e prevenção do câncer com crianças e jovens. Lembrando que o local possui estrutura física para abrigamento simultâneo de até 20 crianças. A média anual de crianças atendidas é de 100 crianças.

Os representantes da Secretaria do Desenvolvimento Social e do Creas foram convidados pela instituição. A palestrante, formada em Gestão de Recursos Humanos, também faz parte do movimento Caminhada Passos que Salvam, que tem por objetivo conscientizar e despertar a atenção de toda a população para a importância do diagnóstico precoce e combate do câncer em crianças e jovens.

Muitas crianças e adolescentes com câncer já chegam com a doença em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, medo do diagnóstico, desinformação dos médicos. O diagnóstico precoce do câncer infantil muitas vezes é prejudicado pela semelhança dos sinais e sintomas desta patologia com doenças comuns na infância. Os profissionais encontram dificuldade em fechar o diagnóstico, o que atrasa a busca por serviços médicos especializados, por isso, o conhecimento do pediatra acerca do câncer é determinante para o diagnóstico rápido e seguro.

O sucesso do tratamento depende da habilidade em detectar a doença quando ela ainda está no início, é extremamente importante reconhecer os sinais e sintomas encaminhando a criança precocemente para um tratamento adequado em centros especializados.

Faz-se necessário campanhas de alerta para esses sinais e sintomas e de programas de treinamento para os profissionais de saúde para identificação dos principais sintomas relacionados à essa patologia. Quando o diagnóstico é feito precocemente, o tratamento pode ser menos agressivo e as chances de cura muito maiores.

 Estima-se que em torno de 70% das crianças acometidas de câncer podem ser curadas, se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados. A maioria dessas crianças terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.
Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a segunda causa de mortalidade proporcional entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões. Podemos dizer que o câncer é a primeira causa de mortes por doença, após 1 ano de idade, até o final da adolescência.

A Entidade Casa da Acolhida é uma associação civil beneficente, filantrópica e de assistência social, sem fins lucrativos, de prazo indeterminado, reconhecida de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 5.483 de 04/10/04. O local tem como objetivo fornecer abrigo temporário para crianças e adolescentes em situação de risco e/ou social. Os abrigados possuem recursos provenientes das promoções realizadas, convênios com o Poder Público, e doações de pessoas físicas e empresas socialmente responsáveis.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS