Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

A última gota: UNIPAM faz campanha de conscientização

Publicado 13 de abr de 2015, o vídeo já chega a 22.189 visualizações

por Weslley Raphael
21/05/2015 - 11h16
A vida, como nós a conhecemos, não existe sem água. Todos os organismos contêm água, que aparece como o constituinte químico mais abundante na célula, participando diretamente dos principais processos vitais. É só lembrar que na fotossíntese, processo básico da vida, o gás carbônico e a água são usados para a síntese de glicose, o principal alimento energético da célula.
 
Com o objetivo de discutir, de forma ampla, como podemos gerar sustentabilidade para garantir para as próximas gerações as condições que temos hoje. O UNIPAM lançou no Youtube uma campanha de conscientização do uso da água.
 
Publicado 13 de abril de 2015, o vídeo já chega a 22.189 visualizações. Na publicação a diminuição de água no mundo é constante e , muitas vezes, silenciosa. Sem ruídos tendem a ser percebidos apenas quando é tarde para agir. A lágrima de uma criança é a última gota d'água existente na casa, que já está em situação precária por falta de manutenção.
 
A importância da água na vida do planeta é de tamanha proporção que quando falta água a vida está ameaçada, uma vez que a água é a fonte de vida do planeta. Estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos falta. Note que a maior parte das células de nosso corpo possui água, sendo que os vegetais e animais precisam dela para viver.
 
Preservar o ciclo vital da água é preservar a natureza. Em muitas regiões da terra, o ciclo natural vem sofrendo alterações. Os intensos desmatamentos fazem com que a água precipitada em forma de chuva escorra mais rapidamente, reduzindo a infiltração no solo e a sustentação dos cursos d'água, levando a desaparecerem no período de estiagem.
 
Cuidar da água e usá-la de forma sustentável é a grande preocupação da sociedade responsável. A proteção dos mananciais, a recuperação de rios poluídos, o exercício da educação ambiental, o uso consciente da água é necessário, tanto para a qualidade de vida hoje como para a sobrevivência das futuras gerações.
 
Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 9681 6644.

OUTRAS NOTÍCIAS