FPM

Projeto MEDIAR da PCMG de Patos de Minas continua com seu trabalho Itinerante

Foram realizados seis ciclos de mediação, todos com resultado positivo.

por Weslley Raphael
02/09/2014 - 10h13

Nos dias 19/08/2014 e 27/08/2014, o Núcleo de Mediação de Conflitos de Patos de Minas, compareceu na cidade de Lagoa Formosa/MG, distante aproximadamente 27 km da sede da 1ª DRPC/Patos de Minas, com o intuito de expandir os trabalhos desenvolvidos, sendo esta a segunda iniciativa dos trabalhos itinerantes afetos ao núcleo.

Nessa ocasião, os trabalhos foram mais aprofundados, dada a carência da população local deste tipo atendimento voltado para o policiamento comunitário.

Foram realizados seis ciclos de mediação, todos com resultado positivo. Dois ciclos foram desenvolvidos com moradores da zona rural de Lagoa Formosa e os outros quatro, com moradores da urbe. Nos quatro casos, as partes conflitantes ficaram extremamente satisfeitas com as propostas e se comprometeram a cumprir o acordado.

Cabe ressaltar, que o núcleo de mediações atuou em conjunto com a Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Lagoa Formosa, pois que em dois casos da região urbana, o motivo do conflito era a perturbação do sossego causada por animais domésticos.

Nos casos em questão, o órgão fiscalizador da Prefeitura Municipal já havia investido em várias tentativas de sanar a problemática, contudo, não obtivera êxito, o que só foi alcançado com a presença da equipe multidisciplinar do núcleo de mediações de Patos de Minas.

No total, a equipe atendeu 21 (vinte e uma) pessoas, com a presença dos Exmos. Srs. Drs. Bruno do Carmo Garcia - Delegado de Polícia Gestor do Núcleo de Mediação de Patos de Minas/MG e Érico Henrique Resende Rodovalho - Delegado de Polícia do Município de Lagoa Formosa, dos Mediadores de Conflitos Lidiane Cristina Carrilho de Castro e Rodrigo Gonçalves de Almeida, bem como do Investigador de Polícia Nergiton Geraldo Candesousa.

Os ciclos ocorreram na nova sede da Polícia Civil de Lagoa Formosa, local amplo, que foi previamente equipado com todo o aparato que os ciclos requerem, tais como a mesa redonda, de modo a deixar com que as partes mediadas sentissem a neutralidade de nivelamento da proposta, aplicando a metodologia usual da mediação de conflitos.

Há de se destacar também a presença da imprensa local, bem como da imprensa da cidade de Patos de Minas/MG, sendo concedidas entrevistas das Autoridades envolvidas, que foram veiculadas tanto via rádio quanto na mídia televisiva.

Por fim, é importante citar que outros casos foram trazidos à apreciação do núcleo, o que demandará a realização de novas visitas itinerantes a Lagoa Formosa, auxiliando sobremaneira nos trabalhos de polícia comunitária naquela cidade.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook .

Fonte: : Núcleo MEDIAR de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS