UNIPAM

Confusão é causada no Ceasa Regional

Os produtores querem a saída do Secretário de Agricultura Carlos Naimeg, devido à rigidez das cobranças

por Weslley Raphael
27/04/2015 - 16h19

Compradores que precisaram utilizar o Ceasa Regional na manha desta segunda-feira, 27 de abril, voltaram para casa sem realizar as suas devidas compras. O motivo foi porque os produtores, revoltados com a atual administração, utilizaram a parte de fora para realizar o comércio, o que não é aceitável pela lei, se transformando em comércio ambulante.

Vale lembrar que representantes dos comerciantes e dos produtores rurais expuseram os problemas que impedem um melhor funcionamento da Ceasa. Dentre outros, destacaram as condições precárias de trabalho, a falta de segurança e higiene no local, as cobranças e exigências abusivas por parte da Administração Municipal. Dentre as principais reclamações dos produtores e comerciantes, é em relação à fiscalização rígida.

Os produtores querem a saída do Secretário de Agricultura Carlos Naimeg, devido à rigidez das cobranças. Eles relataram durante entrevista em uma emissora de rádio, que o retorno não está sendo o suficiente. O Secretário relatou que está aberto a uma conversa pacífica para poder resolver o impasse, para que juntos possam propor mudanças na Lei. Mas enquanto as mudanças não foram aprovadas pela Câmara Municipal, as regras terão que serem cumpridas.

Carlos disse que em relação à reclamação da falta de papel nos banheiros, isso é uma informação falsa, já que a secretaria possui estoques suficientes para atender todo o Ceasa. O secretário acredita que alguém está subtraindo esse produto. Sobre o caso de comércio de café, no preço de R$ 2,00 reais como disse um produtor rural, Carlos relatou que isso é uma inverdade e que está sendo comercializado pelo valor de R$ 0,50 centavos. CEASA é a sigla para Centrais Estaduais de Abastecimento.

As Ceasas são empresas estatais ou de capital misto (público e privado), destinadas a aprimorar a comercialização e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros. Hoje, a grande parte das frutas, legumes, e flores comercializadas em feiras, supermercados, restaurantes e sacolões foram por eles compradas através das Ceasas. Nas Ceasas são comercializadas frutas, legumes, hortaliças, ovos, pescados, flores e plantas ornamentais, pescados. Alguns produtos são comercializados em horários e dias da semana específicos, sendo que a mesma área pode ser utilizada por mais de uma categoria de produtos. Alguns produtos altamente perecíveis, como os pescados e as flores, são geralmente comercializados desde a madrugada.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 9681 6644. 

  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS