UNIPAM

Mais um jovem tira a vida. Patos de Minas registra sete suicídios em 2016

O último aconteceu nesse último final de semana, onde um homem de 22 anos, morador do Bairro Itamarati, cometeu o atentado contra a própria vida

por Weslley Raphael
08/02/2016 - 16h17

O começo do ano de 2016 está sendo mórbido no município de Patos de Minas. Em menos de dois meses a cidade já registra o sétimo suicídio. O último aconteceu nesse último final de semana, onde um homem de 22 anos, morador do Bairro Itamarati, cometeu o atentado contra a própria vida.

Mesmo que Patos de Minas esteja longe de índices como os das capitais, que possuem as maiores taxas de suicídios do Brasil, a situação acende um alerta. O assunto foi pauta de programa de rádio na manhã desta segunda-feira, 08 de fevereiro. De acordo com profissionais da saúde, as principais doenças que desencadeiam o suicídio são a depressão e o transtorno bipolar. Vale ressaltar que o suicídio ainda é combatido timidamente, porque muitas pessoas ainda têm receio em tratar a depressão.

O comportamento suicida é composto por um conjunto de cognições e comportamentos disfuncionais, cujo fim pode ser a morte do indivíduo. Embora erros de julgamento e diagnóstico do potencial suicida sejam inevitáveis, os erros de omissão são previsíveis se o avaliador executar o exame completo do risco de suicídio. Nesta medida, os médicos, principalmente de atenção primária e de emergência, desempenham um papel fundamental nesta campanha contra suicídio. É preciso diferenciar, nos serviços de emergências, as chamadas tentativas de suicídio das intoxicações exógenas, dos traumatismos, das queimaduras, dos ferimentos por arma de fogo ou arma branca e dos acidentes automobilísticos. O suicídio e a tentativa de suicídio demandam atenção de clínicos e cirurgiões do pronto-socorro e consomem grandes recursos de saúde, passando a ser considerados, na última década, como um problema considerável de saúde pública.

É fundamental que os profissionais médicos saibam como avaliar adequadamente o potencial suicida, como reconhecer os indivíduos suscetíveis antecipadamente e quando liberar o paciente após uma tentativa frustrada de autoeliminação. Infelizmente não há testes preditivos ou critérios clínicos que possam dizer antecipadamente quem cometerá ou não suicídio. Este texto tem como objetivo ajudar a identificar e avaliar pacientes com ideação suicida ou com tentativas de suicídio anteriores, além de auxiliar numa adequada orientação e encaminhamento ao tratamento.

A depressão é uma perturbação do humor muito insidiosa, que pouco a pouco pode conduzir a pessoa a afastar-se das coisas e das pessoas que mais gosta. E isso pode fazer com que você fique confuso, sem saber como ajudar. Mas, se você quer mesmo ajudar, o seu apoio pode ser muito significativo. O seu apoio não pode substituir a ajuda profissional, nem deve. No entanto, se você aprender formas eficazes de comunicar e dar apoio à pessoa que enfrenta um momento de depressão, certamente facilitará a recuperação desejada. Os atentados geraram preocupação nas autoridades políticas e religiosas, que a partir de agora, estão mais atentos com os índices.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6644.


OUTRAS NOTÍCIAS