Patos em Destaque Whats

Bombeiros assumem Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil

Com a aprovação da Lei Municipal, o Corpo de Bombeiros se torna o responsável pela Coordenação das ações de Defesa Civil em Patos de Minas

por Weslley Raphael
28/09/2016 - 10h54
A 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, com sede em Patos de Minas, assumiu oficialmente a Coordenadoria Municipal e Regional de Proteção e Defesa Civil. No dia 16 de agosto de 2016 foi aprovada a Lei Municipal nº 7371 que reestrutura a Defesa Civil em Patos de Minas, e cria diretrizes para ações não somente no município, mas em toda a região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro.
 
Com a aprovação da Lei Municipal, o Corpo de Bombeiros se torna o responsável pela Coordenação das ações de Defesa Civil em Patos de Minas, com possibilidade de extensão para os municípios que compõem a região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro.
 
A Criação do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, o CICCR, também previsto na Lei Municipal nº 7371, tem o objetivo de unificar e condensar informações para que decisões na área de Defesa Civil sejam tomadas com mais rapidez. Em funcionamento desde 2015, o Centro Integrado de Comando e Controle Municipal, criado através da Lei 7.169 de 08 de outubro 2015, instalado no Centro Clínico do Centro Universitário de Patos de Minas -  UNIPAM, permitiu a unificação das ações do Corpo de Bombeiros e SAMU no município, melhorando cada vez mais os atendimentos de emergência à sociedade.
 
Sob a Coordenação do 2º Tenente BM João Fernandes Caixeta, a COMPDEC irá buscar dentre outros aspectos, a estruturação das atividades de Defesa Civil em Patos de Minas e região, além de fomentar ações de prevenção através de vistorias e mapeamentos de áreas de risco, cadastro de famílias e orientação à comunidade, criação de cadastro de voluntários para ações emergenciais, cursos destinados a Comunidade nas áreas de Primeiros Socorros e Combate a Incêndio, com turmas previstas para o mês de setembro, nos municípios de Presidente Olegário e Lagoa Formosa, dentre outras diversas ações que possibilitarão uma resposta rápida em caso de desastres.
 
Ainda neste contexto, em parceria com o UNIPAM, foi formado o GEPED – Grupo de Estudos e Pesquisas a Desastres, com a Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental e setor de climatologia onde serão criados grupos temáticos de discussão sobre temas relacionados à Defesa Civil, a fim de subsidiar a COMPDEC com informações para a criação de um plano de intervenção em caso de desastres. O Comandante da 4ª Companhia Independente de Bombeiros, o Major BM Ricardo Marisguia Mendes, ressalta a grande importância da criação do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, com a reestruturação da Defesa Civil em Patos de Minas, que possibilitará dentre outras atividades, a ampliação de treinamentos e capacitações para um maior número de pessoas e municípios da região, que estarão preparadas para atuarem em caso de desastres.
 
Essas ações vão ao encontro de iniciativas do Estado de Minas Gerais seguindo diretrizes internacionais para tornar as cidades mais resilientes, tema este difundido no Seminário Internacional que ocorreu em Belo Horizonte em parceira com a agência japonesa JICA. 
 
Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.
Fonte: : 4ª Cia Ind B5.

OUTRAS NOTÍCIAS