FPM

Liberdade, liberdade: Abra as asas sobre nós

Literatura, teatro e história marcam I Prêmio Literário Juca da Angélica

por Weslley Raphael
26/09/2016 - 07h40

O Balaio de Arte e Cultura 2016 promoveu o I Prêmio Literário Juca da Angélica. O tema do primeiro prêmio foi Liberdade, assim como o tema do Balaio deste ano, intitulado de Avenida Liberd’arte. Foram enviados poemas, contos e histórias em quadrinhos. O concurso foi destinado apenas para escritores que nasceram ou residem na cidade de Patos de Minas. A apresentação dos vencedores do concurso foi realizada através de uma intervenção na Praça do Coreto, por integrantes do Grupo Tupam, o qual é apoiado pelo Núcleo de Arte e Cultura do UNIPAM (NAC), que é coordenado pela professora  Consuelo Nepomuceno. 

A intervenção teve a interpretação dos poemas e de uma música de Elis Regina, intitulada “Brincadeira de Roda”. Segundo Nepomuceno, as pessoas captaram bem o que o grupo quis passar, “os poemas eram fortes, as pessoas estavam interessadas e se emocionaram com a apresentação deles e da canção. Os poemas e a parte musical deixaram bem claro a necessidade de liberdade no mundo de hoje, as dificuldades que as pessoas atualmente estão passando e aquilo que elas sofrem ao serem oprimidas durante o processo de vida.”

Os poemas apresentados foram dos ganhadores do concurso: Clara Araújo Caixeta, de 16 anos, na categoria Poema Infanto Juvenil, com o Poema “Manto de Flores”; Agostine Braga dos Santos, de 30 anos, na categoria Gênero Poema Adulto, com o poema “”Retração”. Na categoria Gênero Conto Adulto, o vencedor foi Wenderson F. Caixeta, de 36 anos. Na categoria Gênero HQ  Infanto juvenil, Daniela Nepomuceno Melo, de 16 anos, ganhou com “O Breve voo de Ícaro” e, Ana Laura Aparecida Gonçalves, de 16 anos. Os primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro, no valor de 300 reais e a participação no Balaio de Arte e Cultura.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Joi Pedroso.

OUTRAS NOTÍCIAS