FPM

Patos de Minas registra 1° caso de Zika Vírus

O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia

por Weslley Raphael
09/02/2016 - 09h26

Foi confirmado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, o registro de três casos de zika vírus na região do Alto Paranaíba. Entre os contaminados, está uma gestante. As vítimas são nascidas em Patos de Minas, Serra do Salitre e Carmo do Paranaíba. Segundo informações, os vírus foram contraídos em outros Estados. 

Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquitoAedes aegypti, mesmo transmissor da dengue da febre chikungunya. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

De acordo com o superintendente regional de Saúde, Lindomar Marques Babilônia, o vírus ZIKV não é transmitido de pessoa para pessoa. O contágio se dá pelo mosquito que, após picar alguém contaminado, pode transportar o ZIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele. Um trabalho de prevenção está sendo realizado no município com o intuito de combater a proliferação. As três vítimas estão sendo acompanhadas por profissionais de saúde, onde as providências necessárias estão sendo tomadas.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6644.


OUTRAS NOTÍCIAS