TeraByte

AMIZADE: Cantores Di Paullo e Paulino visitam colegas patenses

Sempre que visitam a região eles se alojam na casa de amigos

por Weslley Raphael
02/09/2014 - 10h01

O Cantor Manito, da antiga e marcante dupla sertaneja Osmano e Manito, recebeu neste último final de semana em sua própria residência, situada Patos de Minas, os cantores Di Paulo e Paulino, para uma esplendorosa confraternização. Os sertanejos vieram à cidade patense para a realização de um show e não perderam a oportunidade de reverem seus companheiros.

Di Paullo e Paulino é uma dupla sertaneja do Brasil, formada nos anos de 1970, de Martinho Campos, Minas Gerais. A dupla foi formada pelos irmãos mineiros Di Paullo e Paulino por acaso para agradar o seu pai que tinha coleções de instrumentos musicais. Entre 1973 e 1975, já havia gravado 3 discos devido ao sucesso da dupla naquela época.

Colegas de trabalho e com uma ótima amizade formada ao longo do tempo, os cantores da cidade de Martinho Campos possuíam um excelente vínculo com o falecido cantor Osmano e seus familiares. Sempre que visitam a região eles se alojam na casa de amigos.

Osmano construiu a sua trajetória na música sertaneja ao lado do irmão Manito, com a famosa dupla Osmano e Manito. Apesar da origem simples, a família sempre deu o suporte necessário para que os dois cumprissem com a missão de cantar. Através da música, eles alcançaram grande sucesso, popularidade, respeito e percorreram todo o Brasil. Em alguns trabalhos a dupla também contou com a participação do irmão Noronha Neto, um dos maiores radialistas do Brasil e que também já faleceu.

História de Osmano e Manito:

Osmano e Manito; Osvando de Noronha “Osmano” e Olivar Noronha “Manito”, são irmãos, filhos de Calixto Ferreira de Noronha e de D. Benevenuta Furtado da Silva, o pai é de Patos de Minas, nascido no Distrito de Areado; e a mãe de Carmo do Paranaíba, onde também nasceram Osmano e Manito na zona rural daquele município, sendo certo que o primeiro nasceu na Fazenda Serrinha e o segundo na Fazenda Gordura.

Ainda meninos, a família mudou-se para o município de Patrocínio, onde Osmano e Manito iniciaram suas atividades musicais, tendo se apresentado pela primeira vez na então ZYW-8 Rádio Difusora de Patrocínio-MG.

Em 1962 os irmãos utilizando seus nomes de batismo,ou seja, Osvando e Olivar se inscreveram e participaram da Roda de Violeiros promovida pela ZYB4-Rádio Clube de Patos, e a nível regional contou com nada menos que 78 (setenta e oito) conjuntos musicais considerando duplas e trios, realizadas duas etapas eliminatórias e uma finalissíma tendo a dupla sagrado-se campeã, cujo o evento ocorreu no dia 24 de maio de 1962 no auditório da Radio Clube de Patos; o titulo de campeões do Alto Paranaíba, rendeu a dupla um contrato de 06 (seis) meses com a emissora, para aos domingos se apresentar no programa Roda de Violeiros.

Em janeiro de 1963 a dupla decidiu ir para São Paulo, e através do saudoso Nenete e Dorinho, foram apresentados ao NHÔ ZÉ que incontinente inseriu a dupla no Programa ALVORADA CABOCLA da Rádio Nacional (atual Rádio Globo de São Paulo); onde permaneceu cantando no horário de 5:30 às 6:00 horas da manhã sendo apresentados ora por NHÔ ZÈ ora pelo Zé Russo.

Osmano e Manito, que já gravaram 12 (doze) Long Plays, entre outras nas gravadoras Califórnia, Continental e Som Livre, nas décadas de 70 e 80 ocupou espaços entre as melhores duplas do Brasil a exemplo de Milionário e José Rico, Trio Parada Dura, Lourenço e Lourival, Léo Canhoto e Robertinho, João Mineiro e Marciano e outros da época, prova disso foram as inúmeras participações da dupla nos programas sertanejos de São Paulo, como Linha Sertaneja Classe “A” da Rádio Record apresentado por Zé Bétio e Zé Russo, participação do 5º Festival Record da Musica Sertaneja promovido pela Rádio Record e realizado no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo;cujos os troféus e diplomas ali conquistados em diversos outros eventos artísticos, em maio ultimo a dupla comemorou os seus 44 anos de estrada e viola, dedicados à musica sertaneja.

Para brindar os fãs Osmano e Manito lançaram em 2004 o CD cujo título é “Meu Sertão é Saudade” no qual estão inseridas 19 faixas sendo um poema e 18 musicas entre elas algumas antigas tais como: Escuta Minha Canção o maior sucesso da dupla; Boiadeiro Errante, Mourão da Porteira, Boiadeiro de Goiás, Viola de Pinho, Meu Sertão é Saudade e Passa a Bandeira no Povo de autoria da dupla, sendo que nesta ultima Osmano e Manito prestam homenagem a Zé Mulato e Cassiano autores da musica Sereia de Água Doce, e ao grande violeiro mineiro Chico Lobo, todos parceiros e verdadeiros defensores da autêntica musica sertaneja, caipira, raiz, ou como queiram chamá-la.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook .

  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS