Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Personalidades são condecoradas com o Título Honorífico de Cidadão Patense

A Câmara Municipal consagrou como cidadãos patenses 15 homenageados não naturais do Município, que contribuíram para o progresso de Patos de Minas

por Weslley Raphael
26/05/2016 - 07h48

A Câmara Municipal de Patos de Minas, constituída por 17 Vereadores, reuniu-se em sessão solene, na noite da última sexta-feira (20/05), no Salão "House Fest", para a entrega do diploma de Título Honorífico de Cidadão Patense às senhoras Cláudia  Mendes de Almeida, Helena Ferreira de Morais e Ilca Maria Baêta Fernandino Ribeiro, e aos senhores Adelpho Fernandes de Miranda Filho, Elber Barra Cordeiro, Emerson Rocha de Azevedo, Gilmar Martins da Cunha, Júlio Maria Macedo França, Lidemberg Campos Silva, Pablo Ricardo de Oliveira Novaes, Padre Sebastião dos Reis Pereira, Paulo Cesar de Freitas, Sebastião Amilton de Lima, Sérgio Pacheco Tavares e Vlassios Joannis Nakis.

O Título Honorífico de Cidadão Patense está previsto no art. 68, inciso XXIV, da Lei Orgânica Municipal e constitui uma das mais altas honrarias concedidas ao cidadão pela Câmara Municipal, expressando, de maneira pública e oficial, o reconhecimento e o agradecimento de Patos de Minas a essas personalidades que adotaram a cidade.

Vereadores, autoridades, homenageados, amigos e familiares compareceram ao evento para reverenciar as 15 personalidades agraciadas, que contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento de Patos de Minas. Os homenageados Antonio Augusto Junho Anastasia e Geraldo Magela dos Santos, impossibilitados de comparecerem a solenidade, justificaram as suas ausências e, assim, receberão o diploma em outra ocasião.

O evento foi engrandecido com uma execução especial dos Hinos Nacional e a Patos de Minas, realizada pois dois integrantes do Conservatório Municipal, a cantora Layla Áquila Fernandes Trindade e o acordeonista e atual diretor do Conservatório, Alino Dias Gonçalves – Maestro Soninho. 

Na oportunidade, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Bartolomeu Ferreira Ribeiro, se manifestou sobre a importância da homenagem: "O Título Honorífico de Cidadão Patense tem a missão honrosa de abraçar e adotar oficialmente pessoas que, embora não tenham nascido em Patos de Minas, devotam suas ações pelo progresso e desenvolvimento da nossa comunidade. Personalidades essas que vêm crescendo com solidez e idoneidade, elevando o nome do nosso Município e agregando valores importantes na vida de muitos concidadãos", ressaltou Bartolomeu.

Após a leitura de um breve histórico de vida de cada agraciado, o respectivo Vereador autor da homenagem procedeu à entrega do diploma de Título Honorífico de Cidadão Patense, sob fortes aplausos do público presente.

Dando início à fase de pronunciamentos, o Secretário Municipal de Finanças e Orçamento, Lázaro André Ribeiro, fez uma saudação a todos em nome do Prefeito Pedro Lucas Rodrigues, que não pôde estar presente em virtude de compromissos anteriormente assumidos.  O Secretário falou do mérito da homenagem e do valor de cada cidadão ora homenageado para o avanço de Patos de Minas.

O Promotor Paulo Cesar de Freitas discursou como representante dos homenageados. Primeiramente, cumprimentou a todos os presentes e depois explanou sobre o contexto histórico do surgimento de Patos de Minas. Também disse se sentir duplamente homenageado, por ser condecorado pelos Vereadores e por receber a honraria junto com outros cidadãos, cujos currículos o fez questionar se ele é de fato merecedor de tão honrosa homenagem. Paulo Cesar citou cada um dos agraciados, ressaltando a importância e o trabalho deles em prol de Patos de Minas. O Promotor contou, ainda, um pouco de sua história, afirmando que, embora tenha se dedicado visando a atender o interesse público e o progresso do Município, Patos de Minas e seu povo o retribuiu com muito mais alegrias e oportunidades. Por fim, citando trechos do Hino a Patos de Minas, finalizou o seu discurso, agradecendo a todos.       

De forma empática e humana, a Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar fez o pronunciamento como oradora oficial da solenidade, em nome da Câmara Municipal. Ela destacou que "é por justa razão que a Câmara Municipal de Patos de Minas, legítima representante de seu povo, reconhece e aplaude o trabalho e o desempenho destes irmãos de caminhada e lhes outorga a sua mais significativa honraria: O Título de Cidadão Honorário de Patos de Minas". A Parlamentar ressaltou ainda que, em várias áreas da atuação humana, todos os homenageados vêm contribuindo, desenvolvendo e realizando feitos invejáveis. Por fim, a Vereadora Edimê Avelar fez menção às principais qualidades de cada um, reforçando o quão são dignos de tal Título e ajudam a compor a história de nossa terra. "Parabéns! Somos um povo feliz desfrutando desta "primavera de beleza" que é Patos de Minas, cidade que edificamos no coração das Minas Gerais, com as nossas lutas, com o nosso labor e com muita responsabilidade, visando sempre à ordem, ao progresso e ao bem comum", finalizou.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6644.

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS