Patos em Destaque Whats

FIEMG e IEL apresentam PCIR Alto Paranaíba no Seminário de Suinocultura

Programa de Competitividade Industrial Regional sugere ações para setor de carnes

por Weslley Raphael
26/05/2016 - 07h42
O Sistema FIEMG e o IEL – Instituto Euvaldo Lodi – apresentaram no dia 24 de maio, pela manhã, o PCIR – Programa de Competitividade Industrial Regional, durante o Seminário de Suinocultura. O evento foi uma realização da ASTAP – Associação de Suinocultores do Triângulo e Alto Paranaíba e da SUINCO – Cooperativa de Suinocultores e contou com participação de representantes de entidades, produtores rurais, técnicos e industriais do setor.
 
A apresentação foi feita pela analista de projetos do IEL, Lívia Ferraz. Ela informou que o PCIR teve início em 2013, com o propósito de identificar os setores dinamizadores do Estado de Minas Gerais. Foi desenvolvido em quatro etapas: Diagnóstico Setorial e Regional; Análise dos Setores Mais Dinâmicos; Elaboração da Estratégia Setorial e Entrega dos Planos Setoriais.
 
Para a área de abrangência da FIEMG Regional Alto Paranaíba, foram identificados como dinamizadores os segmentos: Adubos e Corretivos Agrícolas, Laticínios, Metalmecânico, Biotecnologia, Sucroenergético, Diamantes, Café, Confecção e Têxtil e Carnes. “Em cada segmento, além de apresentarmos os gargalos que impedem o crescimento econômico nos nossos municípios, o PCIR apresenta ações de curto, médio e longo prazos, bem como as instituições que já têm a missão de realizá-las, dentro do tema proposto”, acrescentou.
 
Ela destacou que as ações do PCIR foram construídas por meio de um debate articulado entre a indústria, formuladores e geradores de políticas públicas de interesse industrial, centros de pesquisa e tecnologia, demais entidades de apoio à indústria e academia. Ele contém iniciativas setoriais que potencializam as oportunidades identificadas, considerando os quatro temas trabalhados: Mão de Obra e Recursos Humanos; Tecnologia, Inovação e Modernização; Mercado e Produto e Exigências Regulatórias.
 
Segundo Lívia Ferraz, para cada setor dinamizador apontado no PCIR Alto Paranaíba, existem entre 20 a 30 ações propostas, que vão da capacitação à mão de obra, ao acesso ao crédito, projetos para melhoria de venda, ações nas áreas ambiental e tributária, adequação às NRs (normas regulamentadoras), entre outros. As informações sobre o PCIR podem ser obtidas pelo site: http://pcir.fiemg.com.br/regionais/detalhe/alto-paranaiba.
 
Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6644.
Fonte: : FIEMG Regional - Alto Paranaiba.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS