TeraByte

Grafites de artistas enfeitam ruas de Patos de Minas

Contudo, em contraponto, outra forma de apropriação desses espaços está funcionando como estratégia para combater a deterioração estética do município

por Weslley Raphael
03/09/2015 - 12h21

Em uma rua do Bairro Bela Vista, muros, colunas e fachadas transformara-se, ao longo dos anos, em verdadeiros painéis. Independente de onde estão localizadas, as estruturas passaram a ser locais livres e convidativos à exposição abusiva de anúncios, placas, letreiros e pichações, considerada irregular por lei e que vêm contribuindo para o aumento da poluição visual na cidade.

Contudo, em contraponto, outra forma de apropriação desses espaços está funcionando como estratégia para combater a deterioração estética do município. Por meio de desenho artístico, o grafite vem ajudando a reduzir a  quantidade de intervenções que sujam a paisagem de Patos de Minas e começa a ter seu potencial recebido pelo poder público.

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex. O movimento chama atenção pelo local, tranzendo assim um ótimo convívio entre os moradores e visitantes.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 9681 6644.

  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS