FPM

Como Regularizar o Título de Eleitor

Aqueles que não regularizarem a situação eleitoral não poderão votar

por Weslley Raphael
29/04/2016 - 08h46
O eleitor que não tiver a situação regular fica impedido de votar. Para resolver a situação, é preciso comparecer ao cartório eleitoral que estiver inscrito com os documentos listados abaixo:
  • Deixar de votar ou justificar a ausência do voto em 3 eleições seguidas.
  • Faltar o recadastramento biométrico ou a revisão de eleitorado, ou não comprovar o vínculo com o município do seu domicílio eleitoral.
  • Não pagar a multas eleitorais.
 
Consequências por ter o título cancelado
 
De acordo com GIilson Bontempo, aqueles que não regularizarem a situação eleitoral não poderão votar. Também ficam impedidos de tirar o passaporte ou carteira de identidade (RG), receber o pagamento de salários para quem for funcionário público, solicitar empréstimos, fazer matrícula em estabelecimentos públicos de ensino ou inscrever-se em concursos públicos.
  • Documento oficial original: carteira de identidade (RG), carteira de habilitação, certidão de nascimento ou de casamento, carteira de trabalho ou passaporte que possua a filiação;
  • Comprovante de residência mais recente: contas de luz, água, gás, telefone ou envelopes de correspondência. Caso o eleitor não tenha correspondências em seu nome, pode apresentar o comprovante com o nome de outro familiar que mora na mesma residência, junto à algum documento que comprove o parentesco;
  • Título de eleitor e comprovantes de justificativa, se houver.

Caso o eleitor deixou de votar e não justificou a ausência do voto, a situação só será regularizada com o pagamento da multa no valor de R$ 3,51 por turno não justificado.

Como saber se o título foi cancelado?

Quem tiver dúvidas se o seu título de eleitor está cancelado, pode consultar sua situação eleitoral pela internet no site do Tribunal Superior Eleitoral ou presencialmente em um cartório ou posto de atendimento eleitoral apresentando um documento oficial com foto.

Motivos para o título de eleitor ser cancelado

  • Deixar de votar ou justificar a ausência do voto em 3 eleições seguidas.
  • Faltar o recadastramento biométrico ou a revisão de eleitorado, ou não comprovar o vínculo com o município do seu domicílio eleitoral.
  • Não pagar a multas eleitorais.
Consequências por ter o título cancelado
 
Aqueles que não regularizarem a situação eleitoral não poderão votar. Também ficam impedidos de tirar o passaporte ou carteira de identidade (RG), receber o pagamento de salários para quem for funcionário público, solicitar empréstimos, fazer matrícula em estabelecimentos públicos de ensino ou inscrever-se em concursos públicos. Em Patos de Minas, o Cartório Eleitoral está situado na Rua Olegário Maciel, no prédio da Bioativa.
 
Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6644.
 
Fonte: : Eleicoes2016.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS