FPM

Café, Prosa e Psicanálise: Juventude e afetividade na contemporaneidade

Ela relata que a juventude é muito mais que uma faixa etária, uma vez que qualquer pessoa pode ser jovem independente da idade.

por Weslley Raphael
02/05/2016 - 11h06

Neste último sábado (30), foi realizado um encontro do Núcleo de Psicanálise do UNIPAM, o qual foi nomeado como: Café, Prosa e Psicanálise: (Juventude e afetividade na contemporaneidade). O evento aconteceu no bloco G sala 101 da instituição de 9h ás 11h e foi aberto ao público. Seguiu com a administração das psicanalistas Raquel Fonseca e Joana Dar’c e com a presença de aproximadamente 30 pessoas, dentre elas psicólogos, futuros psicólogos e jornalistas.

O Núcleo de Psicanálise do UNIPAM tem como objetivo relacionar ensino, pesquisa e extensão, aproximando os alunos e a comunidade em geral, das teorias e práticas desenvolvidas por meio da psicanálise, ampliando a capacidade de escuta, o conhecimento e a leitura crítica sobre fenômenos contemporâneos, bem como, a escrita criativa dos alunos. Neste primeiro semestre, o Núcleo vem discutindo com eventos mensais a temática da Juventude na contemporaneidade, abordando as contribuições da Psicanálise, como lentes de leitura para o esclarecimento dos fenômenos que pertencem aos modos de existir da juventude atual.

A psicanalista e coordenadora do curso de psicologia Joana Dar’c, deu início ao diálogo deixando claro que o objetivo realmente era prosear sobre o assunto enquanto se deliciavam com o maravilhoso café que foi oferecido e justificou a escolha do tema: “As questões da juventude vem aumentando muito, principalmente no Brasil com relação as questões políticas, o que merece uma grande atenção da psicanalise”. Ela relata que a juventude é muito mais que uma faixa etária, uma vez que qualquer pessoa pode ser jovem independente da idade.  

A professora de Comunicação Social Carlen Fonseca, prestigiou o evento e declarou seu ponto de vista sobre o assunto: “Percebo que as vezes os jovens sentem falta de alguém para desabafar, muitos de meus alunos me contam histórias pessoais e de família. Uma vez que o pai ou mãe não dá atenção ao filho, levando ele a chamar atenção de alguma forma”. Destacando a importância do diálogo entre família.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6644.

Fonte: : Ascom Psicologia Unipam / Lex Comunicação.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS